PM/Divulgação
PM faz megaoperação contra criminalidade em todo o Estado
Em Santa Luzia, na Grande BH, a ação teve início às 5 horas

Uma megaoperação denominada Evidência foi desencadeada pela Polícia Militar nesta quinta-feira (26) em Minas Gerais. Conforme a corporação, militares de todos os batalhões cumprem mandados de busca, apreensão e prisão. Os policiais também fazem incursões em áreas consideradas de alta criminalidade. Essa é a primeira fez que toda a corporação atua ao mesmo tempo em todas as 853 cidades mineiras.
 
Cerca de 35 mil militares estão empenhados na ação, que terá duração de 24 horas. O Coronel Marco Antônio Bianchini definiu cinco frentes de atuação da PM e deu carta branca para que cada comandante atue de acordo com a necessidade da região.
 
“Queremos colocar em evidência todas as ações militares que desenvolvemos rotineiramente. Além da prevenção de crimes, queremos atuar na sensação de segurança do cidadão. Por isso, estipulamos cinco diretrizes a serem aplicadas na capital e interior", afirmou o assessor de imprensa da PM, Major Gilmar Luciano.
 
Abordagens
No total, a PM realiza cinco categorias de abordagens. A Operação Cinturão ocorre nas estradas que fazem fronteiras com o Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo, Bahia e Goiás. Ela é focada no combate ao tráfico de drogas, comércio ilegal de armas e inspeção de veículos nas rodovias.
 
A Operação Incursão em Zonas Críticas, conta com militares presentes nos pontos mais perigosos das cidades. A Operação Busca, Apreensão e Prisão, de cumprimento de mandados pendentes de busca, apreensão e prisão. Além disso, a Operação Batida Policial, com abordagem em pontos estratégicos para combate à prostituição, comércio ilegal de drogas e armas; e Operação Trânsito Urbano/Rodoviário, de controle de documentação e combate e prevenção de furto de veículos dentro das cidades e nas estradas.
 
Santa Luzia
Em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, um homem de 30 anos já foi preso. Jonathan Rodrigo dos Santos estava foragido desde 2012 pelo crime de homicídio. Conforme o Major Evair, do 35º Batalhão, no município, 23 militares estão empenhados desde às 5 horas para cumprir 12 mandados de prisão.
 
À tarde, de acordo com o policial, serão realizadas blitze, à noite, incursões e batidas em aglomerados e, durante a madrugada, a operação será finalizada com fiscalização nas ruas da cidade.
 
Belo Horizonte
Durante a operação Evidência, militares prenderam um jovem de 18 anos que estava com mandado de apreensão em aberto, expedido quando ainda era menor de idade. De acordo com o tenente José Canazart, havia um mandado de busca e apreensão na casa de Y.H.D, no Vale do Jatobá, região do Barreiro, mas na residência não foi encontrado nada ilegal. "Como constatamos que o jovem estava com essa ordem de apreensão, nós o levamos. Ele tem envolvimento com tráfico de drogas", disse. Y. foi encaminhado pra Cia.
 
Durante a manhã militares realizaram blitze na região. Além disso, no decorrer do dia policiais fazem patrulhamento a pé pelas principais ruas do Centro comercial do Barreiro. "Chamamos de operação Presença, porque os militares estão em contato com os comerciantes e população. E se eles veem algum suspeito, abordam", informou o tenente Canazart.
 
Betim e Contagem
Em Betim e em Contagem, militares do 18º Batalhão, do 39º Batalhão e da 2ª Companhia Mesp, cumpriram três mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão. Três homens foram presos e dois menores apreendidos.
 
Matozinhos
Em Matozinhos, área do 36º Batalhão, os policiais cumpriram mandado de prisão na rua Goias, no bairro Cruzeiro. Um homem foi preso e materiais para embalar drogas e um revólver calibre .32 foram apreendidos.
 
Atualizada às 13h33