sexta-feira, 31 de julho de 2015

Prefeitura (B.H) divulga licitação para treinamento da Guarda Municipal

31/07/2015 10:05 - Atualizado em 31/07/2015 10:05


Hoje em Dia


Flávio Tavares / Hoje em Dia
Guarda Municipal

A Prefeitura de Belo Horizonte divulgou nesta sexta-feira (31) a abertura da licitação para capacitar os guardas municipais da capital para o uso da arma de fogo. A licitação foi aberta após o Executivo anunciar que realizaria a avaliação psicológica dos agentes para o porte e manuseio dos revolveres. A informação foi publicada no "Diário Oficial do Município" (DOM).

De acordo com a prefeitura, os treinamentos serão iniciados em outubro deste ano e irão abranger conteúdos teóricos e práticos para o manuseio do revólver calibre 38 e da pistola calibre 380. A empresa licitada irá fornecer também o material didático e infraestrutura para a capacitação dos agentes.

O plano da prefeitura é usar 300 armas, que foram compradas em 2005, na época em que o atual governador, Fernando Pimentel, era prefeito de Belo Horizonte. A ideia é que as armas sejam utilizadas por agentes que fazem patrulhamento em áreas de maior risco da capital. Só poderão portar a arma de fogo os guardas que forem aprovados na avaliação psicológica.

Amparada no Estatuto Geral da Guarda Municipal, o texto que autoriza o uso de armas de fogo pelos agentes foi aprovado em agosto de 2014. A definição para o armamento da guarda, no entanto, saiu após uma briga entre guardas e policiais militares no início deste ano, que terminou com uma agente municipal ferida, dois protestos e um indicativo de greve.

Nenhum comentário: