domingo, 22 de novembro de 2015

China em resposta ao Estado Islâmico


MARCIO IKUNO (IPC Digital) – Se existe uma força militar que impõe medo em qualquer outra no mundo, essa certamente é o Exército de Libertação Popular, da China, com mais de 2 milhões de militares.
A fim de torná-la ainda mais imponente e eficiente, o dragão asiático vem reunindo forças com o também poderoso exército russo, a fim de esmagar o Estado Islâmico. Pelo menos é o que informa o portal de notícias árabe, Al-Masdar, Al-‘Arabi.
Segundo o site, relatórios provenientes da região (Oriente Médio) informam que a China planeja lutar contra o EI nas próximas semanas, de acordo com um oficial das forças armadas Sírias.
A informação apareceu logo após a publicação na mídia ocidental sobre o assassinato do chinês, Fan Jinghui, que foi sequestrado pelo grupo terrorista e posto à venda na internet junto a um cidadão norueguês, mas ambos posteriormente mortos a tiros.
O site informa também que o porta-aviões chinês, Lianoning-CV-16, atravessara o Canal de Suez, no Egito, e que já fora visto no porto de Tartus, na Síria. O portal de notícias militares de Israel, DEBKAfile, também confirmou a informação.
O relatório aponta também que o porta-aviões leva muitos “conselheiros militares”, que se juntarão às forças russas na Síria, em Latakia.
A população Síria, sabendo da movimentação chinesa, expressou satisfação e otimismo, considerando que sua participação acarretará num conflito brutal e iminente [contra o Estado Islâmico, e que poderá restaurar a ordem no país] (notas do autor).
*Os artigos aqui publicados são de responsabilidade exclusiva do autor e não refletem, necessariamente, as opiniões do Portal IPC Digital.

Nenhum comentário: