quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Dilma diz que Samarco será multada em R$ 250 milhões

Rompimento das barragens

Nesta quinta-feira, presidente sobrevoou a área atingida pela lama das barragens que se romperam em Mariana; a presidente também passou em Governador Valadares, onde falou sobre a multa

Dilma
Dilma sobrevoa região atingida por barragem uma semana após rompimento
PUBLICADO EM 12/11/15 - 15h57
A presidente Dilma Rousseff afirmou em entrevista coletiva, nesta quinta-feira (12), que a mineradora Samarco será multada em R$ 250 milhões por danos causados pelo rompimento das barragens de Fundão e Santarém, em Mariana, na região Central do Estado. A multa será aplicada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e não excluí a indenização que será pedido pelo governo federal à Samarco, com os custos do socorro aos atingidos.
A presidente enumerou cinco pontos que justificam as multas em questão, que são preliminares. "Causar poluição de rios, provocando danos à saúde humanos, tornar área urbana imprópria para ocupação humana, causar poluição hídrica que leve à interrupção do abastecimento público de água, lançar resíduos em desacordo com os padrões de qualidade exigidos em lei e provocar emissão de efluentes ou carreamento de materiais que provoquem dano à biodiversidade", disse.
Segundo a presidente, o momento é de empenho para responsabilizar os culpados pela tragédia. "Quem é o responsável? É uma empresa privada, Samarco, uma empresa grande, que tem como sócios a Vale e a BHP", afirmou. Dilma afirmou que as empresas têm que ser responsabilizada e arcar com o atendimento emergencial da população, a busca de soluções mais estáveis para os problemas gerados pelas barragens e pela reconstrução do que foi destruído.
Uma semana após a tragédia que destruiu o distrito de Bento Rodrigues e causou estragos em várias outras localidades em Mariana, Dilma sobrevoou o local da tragédia. A presidente saiu de Brasília por volta de 8h45 e chegou a Belo Horizonte cerca de uma hora depois, onde se encontrou com o governador Fernando Pimentel. Logo depois, seguiu de helicóptero para sobrevoar os distritos de Bento Rodrigues e Paracatu, na região de Mariana. Na comitiva também estavam o ministro da Integração Nacional Gilberto Occhi, a ministra do Meio Ambiente, Isabella Teixeira e o secretário nacional da Defesa Civil.
De lá, o grupo seguiu para Governador Valadares, onde além de explicar sobre as multas à Samarco, a presidente falou sobre a necessidade de uma equipe da mineradora no município para atender questões emergenciais de abastecimento e para ajudar em soluções para o problema, como a obra para captação de água do água do rio Suaçuí. "Queremos que os municípios do entorno sejam atendidos", disse a presidente.
O secretário nacional de Defesa Civil, Adriano Pereira Júnior, ficará em Valadares para acompanhar os trabalhos na cidade.
Ainda nesta quinta-feira, Dilma seguirá para Colatina, no Espírito Santo, uma das cidades que deve ser atingida pela lama de rejeitos das barragens que se romperam.

Nenhum comentário: