quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Economia terá injeção de R$ 173 bi com pagamento do 13º salário

Segundo cálculo do Dieese, montante representa 2,9% do PIB do país; pagamento médio aos trabalhadores será de 1.924 reais

- Atualizado em
Funcionário inspeciona notas de 100 reais recém impressas na Casa da Moeda, no Rio de Janeiro
Injeção de recursos até dezembro corresponde a 2,9% do PIB do país(Sergio Moraes/Reuters)
A economia brasileira deve receber até dezembro uma injeção de 173 bilhões de reais com o pagamento do 13º salário, segundo estimativa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). O montante - que vai beneficiar 84,4 milhões de trabalhadores do mercado formal, inclusive empregados domésticos, contribuintes da Previdência Social e aposentados e beneficiários de pensão da União - corresponde a aproximadamente 2,9% do Produto Interno Bruto (PIB).
Pelos cálculos do Dieese, os beneficiários pelo 13º receberão em média 1.924 reais adicionais até dezembro. A estimativa do Dieese leva em conta dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), ambos do Ministério do Trabalho e Emprego.
Também foram consideradas informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referente a 2012, e informações do informações do Ministério da Previdência e Assistência Social e da Secretaria Nacional do Tesouro.
No caso da Rais, o Dieese considerou todos os assalariados com carteira assinada, empregados no mercado formal, nos setores públicos (celetistas ou estatutários) e privado, que trabalhavam em dezembro de 2014, acrescido do saldo do Caged de 2015 (até setembro).
O montante a ser recebido pelos empregados formais é de 121,7 bilhões de reais. Mais de um terço do total é de aposentados ou pensionistas da Previdência Social. Estas duas categorias somam um contingente de 33,6 milhões de pessoas, ou 38,6% do total de beneficiados. Além desses, cerca de 1,2% do total (979 mil pessoas) se referem aos aposentados e beneficiários de pensão da União. O total a ser recebido por essas categorias soma 51,5 bilhões de reais.
Leia mais:
Um terço dos devedores não sairão do calote antes de 2017
Governo suíço adota novas regras contra lavagem de dinheiro
(Com Estadão Conteúdo)

Nenhum comentário: