sábado, 14 de novembro de 2015

Medo de dirigir: psicóloga explica por que isso não é “besteira” e dá dicas para superar

por Equipe Bolsa de Mulher
Se você tem medo de dirigir provavelmente já cansou de ouvir: “Medo por quê? Que besteira! Dirigir é tão simples!”. Nessas horas, você olha ao redor e pensa: “Poxa, todo mundo consegue, menos eu. Devo ter algum problema, não é possível”. Quando isso acontecer, respire fundo e acredite: não há nada de errado com você.
O medo é uma emoção boa que protege a vida, mas às vezes ele é tão grande que deixa de proteger e passa a atrapalhar. O medo de dirigir atinge principalmente pessoas ansiosas, inseguras, extremamente cuidadosas e que se cobram demais.
“As pessoas têm mania de dizer que ter medo de dirigir é uma besteira, mas não é. Esse é um dos piores medos que pode existir porque te atrapalha em várias esferas da vida e limita a sua liberdade de ir e vir”, explica a psicóloga especializa em medo de dirigir, Cecília Bellina.
“Se você me dissesse ‘Bellina, tenho medo de avião, mas vou comprar uma passagem para viajar amanhã’ eu te diria: ‘vá!’. O seu medo não vai fazer o avião cair, não vai modificar o rumo das coisas. Já o medo de dirigir coloca a sua vida e a de outras pessoas em risco, por isso eu digo: não vá enquanto não conhecer os comandos do carro e não superar essa ansiedade”.

Como superar o medo de dirigir 

Para controlar a ansiedade inicial, que é a maior inimiga de quem tem medo de dirigir, a psicóloga indica um exercício básico.
Pegue o carro dentro da garagem. Sinta os pedais, as marchas e o motor. Faça isso todos os dias até se sentir completamente segura, o que vai demorar mais ou menos uma semana. Depois, dê uma volta na quadra. “O coração vai acelerar, vai dar medo, mas você tem que ir diariamente até sentir a ansiedade abaixar. Quando isso acontecer, é hora de dar uma volta no quarteirão e depois no bairro”, afirma.
Segundo a psicóloga, a melhor forma de vencer o medo é estabelecer metas e encarar cada obstáculo de uma vez, sempre sozinha. “Faça uma lista de 10 lugares onde você gostaria de ir dirigindo. Casa da sua mãe, supermercado, shopping”, explica. 

Controlar a ansiedade é o primeiro passo
Objetivos que envolvam outras pessoas, como levar o marido até o metrô, devem ir para o fim da lista. “É sempre mais difícil dirigir com alguém do lado porque o carona atrapalha mesmo sem querer”. 
Uma das suas últimas tarefas deve ser ir ao trabalho de carro. “Você chega dirigindo, para no estacionamento e passa o dia inteiro sofrendo de ansiedade por saber que vai ter que levar o carro embora no fim do dia. É quase uma tortura, mas você precisa passar por isso”, diz a profissional.
Depois de muitas horas de treino que envolvem litros de suor, milhares de ondas de calor e coração infinitamente acelerado, esteja certa de que dirigir se tornará um hábito tão simples que você nem se lembrará de onde vinha tanto medo. 

Categoria:

Nenhum comentário: