sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Ministério da Justiça pede desculpas por 'erro crasso' sobre jihadistas no Brasil

Tempo

Em resposta a um cidadão no Facebook, órgão afirmou que terroristas 'vêm ao Brasil para trazer mais progresso ao país'

REDAÇÃO ÉPOCA
06/11/2015 - 13h20 - Atualizado 06/11/2015 13h20
Ministério da Justiça diz que "jihadistas vêm ao Brasil para trazer mais progresso" (Foto: Reprodução)
O Ministério da Justiça pediu desculpas em sua página oficial no Facebook na manhã desta sexta-feira (6) por dizer que jihadistas – "guerreiros santos" que creem na luta violenta para restaurar a "lei de Deus", geralmente ligados a atentados terroristas – "vêm ao Brasil para trazer mais progresso ao nosso país."
"O Ministério da Justiça lamenta o erro cometido na resposta na qual confunde jihadistas com um povo. O erro crasso foi corrigido", escreveu o órgão após reações negativas de cidadãos.
A gafe começou com uma frase de Heder, um seguidor da página, em um post do ministério da semana passada sobre imigrantes em solo brasileiro. "Imigrantes pacíficos são bem-vindos, já os jihadistas devem ser bloqueados de entrar no Brasil", disse ele.
"Temos que desconstruir alguns conceitos, Heder", respondeu o órgão. "Os jihadistas, assim como qualquer outro povo de qualquer outra origem, vêm ao Brasil para trazer mais progresso ao nosso país e merecem respeito."

É a segunda polêmica que o ministério entra por causa de um post no Facebook. Em outubro, um post mostrava um jovem negro e a frase "meu avô é angolano, meu bisavô é ganês", com a hashtag #EuTambemSouImigrante. Seguidores da página criticaram a iniciativa e argumentaram que imigrantes africanos não vieram por espontânea vontade, mas "escravizados" e "traficados" por colonos.
RCN

Nenhum comentário: