Em ato publicado neste sábado (28), o governador Fernando Pimentel (PT) nomeou os nomes do Conselho Superior da Polícia Civil. A instituição é chefiada pela delegada Andrea Vacchiano.

Conforme o Diário Oficial do Estado, do antigo Conselho permanecem o delegado Renato de Araújo Cardoso, na Superintendência e Informações e Inteligência Policial (SIIP); o médico-legista André Roquette, na Superintendência de Polícia Técnico Científica (SPTC); e o escrivão Adailson Gilberto de Oliveira, como Inspetor Geral dos Escrivães de Polícia.

O chefe-adjunto da Polícia Civil, João Octacílio Silva Neto foi nomeado no início do mês.  Já o delegado Wagner Pinto de Souza, que até sexta-feira (27) era o Delegado Assistente da Chefia, assume a Superintendência de Investigação e Polícia Judiciária (SIPJ), responsável pelo trabalho operacional na instituição. No lugar de Souza, assume o delegado Antônio Carlos de Alvarenga Freitas, que até então era o chefe de gabinete da Polícia Civil.

Na Superintendência de Planejamento, Gestão e Finanças assume a delegada Irene Angélica Franco e Silva. O novo Corregedor-Geral de Polícia é o delegado Helbert Alexandre do Carmo. Na Academia de Polícia Civil (Acadepol) o novo diretor é Anderson Alcantara Silva Melo. E na Inspetoria Geral dos Investigadores quem assume é o inspetor Denilson Brum Monteiro de Castro.

O delegado Bruno Tasca Cabral foi designado para responder pela Chefia de Gabinete e a delegada Rafaela Gigliotti Brandi passa a responder pela direção do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran).