O prefeito de Baixo Guandu, cidade do Espírito Santo banhada pelo Rio Doce ameaçou fechar a Estrada de Ferro Vitória a Minas, com máquinas da Prefeitura, por onde passam os carregamentos de minério, e passageiros, da Vale, até que apareçam respostas e soluções para minimizar os efeitos do desastre ambiental.

Em uma publicação feita em seu perfil no Facebook, o Prefeito Neto Barros afirmou que não há, por parte da empresa, nenhuma resposta ou solução em relação à lama de rejeitos que se aproxima da cidade pelo Rio Doce, que a abastece, e foi atingido após o rompimento de duas barragens da Samarco, da qual a Vale é uma das proprietárias, na última quinta-feira (5).

O Prefeito desabafou sobre o desastre, disse estar "assombrado" com a falta de cuidado e preocupação das autoridades e pediu que a população tome consciência do fato. "Presenciamos atônitos um crime ambiental sem precedentes! Muitos assistem impassíveis (principalmente os responsáveis pela empresa) a morte do rio, mas com implicações caóticas para toda a região", afirmou.
Algumas cidades mineiras atingidas pelo desastre já estão com o abastecimento prejudicado ou interrompido desde o começo da semana e não há previsão para a normalização do serviço.

Confira a publicação do Prefeito:

Reprodução Facebook
Post Prefeito Baixo Guandu