sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Sobreviventes são resgatados de local atingido por lama de barragem em Mariana

06/11/2015 08:19 - Atualizado em 06/11/2015 08:19

Clarissa Carvalhaes e Cristina Barroca - Hoje em Dia



Tragédia em Mariana
Reprodução/TV Record
Pessoas deixam locais mais altos com a ajuda de bombeiros

As autoridades que trabalham no resgate da vítimas da tragédia ocorrida na tarde de quinta-feira (5), no distrito de Bento Rodrigues, distrito de Mariana, na região Central de Minas, reforçaram os trabalhos assim que o dia começou a clarear nesta sexta-feira (6). As buscas não cessaram em nenhum momento desde o acidente, porém, durante a noite, as equipes foram reduzidas, até mesmo porque os trabalhos são dificultados neste horário.
Até o momento, foram contabilidados pelo Corpo de Bombeiros, 500 pessoas resgatadas, com auxílio de três helicópteros. Os feridos mais graves estão sendo transportados para o Hospital João XXIII, em Belo Horizonte.

Retroescavadeixas estão sendo utilizadas para abrir caminhos em meio a lama para que algumas pessoas pudessem ser resgatas pela manhã. Em grupos, os sobreviventes seguem em fila indiana, acompanhados por equipes do Corpo de Bombeiros, levando com eles apenas a roupa do corpo e alguns objetos nas mãos, mochilas e animais. Alguns pais carregam filhos pequenos no colo.

As pessoas que seguem pela estrada são levadas para o distrito de Santa Rita, onde vão ter o primeiro atendimento por equipes de resgate. Lá, eles serão cadastrados e os feridos serão encaminhados para a Areana Mariana, onde foi montado um abrigo. Estrategicamente, também foi montada uma base de resgate próximo ao local do acidente para onde são levados os resgatados por helicóptero.
Os resgatados passam por um processo de descontaminação por ferro com uso de água e sabão e estão sendo encaminhados para recurso hospitalar.
Na noite de quinta-feira  (6), a mulher de um motorista da Samarco, empresa responsável pelas barragens que se romperam, que está desaparecido, relatou o drama e confessou que perdeu as esperanças de encontrar o companheiro vivo. "A tragédia foi grande. A força da natureza a gente não consegue. Só mesmo por Deus para achar um sobrevivente", contou, Cleonice Maria Lucas.

Ela procurou pelo marido Vando Maurílio dos Santos, motorista da Samarco, na Santa Casa de Mariana. Contudo, não conseguiu informações. A unidade de saúde informou a familiares e amigos dos desaparecidos que só liberará lista de vítimas nesta sexta-feira (6).
 

Nenhum comentário: