sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

'A gente realmente está gastando muito mais do que tem', diz Levy

11/12/2015 13h00 - Atualizado em 11/12/2015 14h59

Ministro da Fazenda defende medidas fiscais para o Brasil voltar a crescer.
Ele participou de encontro em Maceió com secretários de vários estados.

Cau Rodrigues e Carolina SanchesDo G1 AL

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, reafirmou, na manhã desta sexta-feira (11), a necessidade de adotar medidas para garantir a meta de superávit primário de 0,7% do PIB, o percentual é equivalente a R$ 34,4 bilhões do PIB de 2016.

Levy também admitiu que o governo está "gastando muito mais do que tem". “Disso [alcance da meta] depende a gente voltar a ter condições de crédito melhores. A gente tem que ter bastante cuidado com relação ao ano que vem para não ter um outro ano de déficit primário. A gente realmente está gastando muito mais do que a gente tem, e é complicado”, avaliou Levy.

Ele falou sobre o cenário econômico do país durante encontro em Maceió com secretários de diversos estados e citou Alagoas como exemplo de ajuste fiscal, que hoje trabalha com o superávit de 20,1%.
Garantir o superávit primário significa organizar as receitas para que elas não sejam menores que as despesas, gerando déficit.
Se o saldo for negativo, cai a confiança na economia do país, provocando rebaixamento do Brasil e perda de grau de investimento, como já aconteceu este ano e pode acontecer mais uma vez por uma segunda agência de classificação de risco.
A reunião em um hotel na capital alagoana começou na última quinta (10), mas só teve a participação do ministro nesta manhã.
O encontro faz parte do 10º Comitê Nacional de Secretarias da Fazenda (Consefaz), que pretende promover a integração entre as Secretarias da Fazenda, Finanças, Receita e Tributação dos estados e do Distrito Federal, além de melhorar a gestão financeira tributária das unidades federativas.
Brasil no século XXI
“A gente tem que fazer reformas, a gente tem que fazer o mercado funcionar melhor, ter mais concorrentes. A presidente Dilma está fazendo esse trabalho para abrir a economia, para a gente poder exportar mais e também fazer parte de uma cadeia de valor. Enfim, temos que trazer o Brasil, em alguns aspectos, para o século XXI”, ponderou o ministro.
Ele admite não ser fácil atingir essa meta, mas acredita que é possível fazê-lo, desde que se tenha vontade, imaginação, muito trabalho e vontade política para conseguir uma virada fiscal e melhorar a economia, citando Alagoas como exemplo.
“Em Alagoas, se tem um exemplo de que na hora que se quer acertar as coisas, se consegue. Claro que o governador [Renan Filho-PMDB] teve que usar seu capital político, persuasão para executar, mas acho que a virada fiscal de Alagoas é exemplo que é possível ter uma meta. Mas tem que trabalhar”, ressaltou.
Evento mais cedo
Em vídeo transmitido durante evento da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), em São Paulo, pela manhã, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, defendeu um ambiente de mais transparência e eficiência para todas as empresas do Brasil e garantiu que o governo trabalha para melhorar o ambiente de negócios. “Estamos trabalhando para criar o melhor ambiente de negócios do país e isso é absolutamente fundamental”, afirmou.

Nenhum comentário: