sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

"A lei foi cumprida", diz Hélio Bicudo

Autor do requerimento do impeachment da presidente Dilma Rousseff diz estar satisfeito

NONATO VIEGAS- Época
Hélio Bicudo  (Foto: Filipe Redondo/ÉPOCA)
O jurista Hélio Bicudo, um dos autores do requerimento que pede o impeachment da presidente Dilma Rousseff, disse a EXPRESSO que está "satisfeito" com a aprovação do presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha. Questionado se Cunha agira por retaliação ao governo, Bicudo disse que não: "Ele (Cunha) cumpriu a lei. Não entro no mérito sobre o que ele pensa ou deixa de pensar".
Abaixo, segue a íntrega da entrevista que Bicudo concedeu a EXPRESSO logo após o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, ter autorizado a abertura do processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff.
EXPRESSO - Feliz, dr. Hélio?
Hélio Bicudo - Não estou nem feliz nem infeliz. Estou satisfeito, porque confio que as instituições funcionem e que a Justiça será feita. A lei foi cumprida. Eu já estava com a sensação do dever cumprido como jurista, como cidadão, quando apresentamos – eu, a Janaína (Paschoal) e o doutor Reali (Júnior) – o pedido. Agora mais ainda. Esperamos, então, que a coisa tenha o andamento normal.
EXPRESSO - O senhor ficou surpreso com a decisão do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, de abrir o processo de impeachment?
Bicudo - Não fiquei surpreso. A gente sempre espera que as instituições funcionem. E fico feliz que estejam funcionando.
EXPRESSO - O senhor e seus colegas, que assinam o pedido de impeachment, sempre disseram que a petição estava correta do ponto de vista legal e que, portanto, não haveria motivo técnico para rejeitar. Confirmou-se. Ou pelo menos foi o que disse o presidente Cunha.
Bicudo - O pedido está bem calcado na legislação. Sempre esteve. Agora vamos esperar o andamento na Câmara dos Deputados.

EXPRESSO - O senhor acha que Cunha utilizou o seu pedido de impeachment para tentar pressionar a base do governo e escapar do Conselho de Ética ou, mesmo, como instrumento de pressão contra o governo para ter mais poder de negociação política?
Bicudo - Agora que o pedido já está aceito, eu nem quero fazer julgamento sobre os pensamentos dele. Ele cumpriu a lei. Não posso me intrometer no pensamento das pessoas. Ele agiu de acordo com a legislação. Não entro no mérito do que ele pensa ou deixa de pensar.


Nenhum comentário: