quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

A república sob ocupação


Editorial
Jornal Hoje em Dia
portal@hojeemdia.com.br
  

16/12/2015

As Catilinárias, que batizaram a operação da Polícia Federal que ontem atingiu diretamente o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, e ministros de Estado, são uma série de quatro discursos feitos pelo cônsul Marco Túlio Cícero, que era filósofo, escritor, advogado e político, no Senado romano contra Lúcio Sérgio Catilina (daí o nome dos discursos). Catilina, afogado em dívidas, armava uma conspiração contra a república romana para auferir poder e dinheiro. Após os discursos, deixou Roma e acabou morto em batalha campal.

Ao final de um dos discursos, após denunciar as artimanhas do desafeto para levar seu plano a efeito, Cícero diz: “Oh tempos, oh costumes!” Isso 2 mil anos atrás. Parece se encaixar como uma luva na situação que vivemos hoje, no Brasil. Um partido que está há 13 anos no poder é denunciado por malfeitos envolvendo a Petrobras. Uma presidente da República à mercê de um processo de impeachment. O presidente da Câmara Baixa do Parlamento tem a casa devassada pela polícia.

A cada dia a operação “Lava Jato” nos surpreende com um novo lance audacioso, que se aproxima cada vez mais dos centros do poder. De forma surpreendente, Eduardo Cunha aparece impassível em seu contato com a imprensa, mesmo depois de ele também ter seu processo de possível cassação aberto na Comissão de Ética da Câmara.

Ontem, os federais atingiram os “figurões” do PMDB. Esse partido está agregado ao poder desde 1989, com o retorno das eleições diretas para presidente da República. E, agora, está completamente “rachado”, dividido entre os que apoiam o governo federal e os que querem a ruptura. O PT, ontem, evitou inflamados discursos contra o seu principal partido de sustentação no Congresso, temeroso de que, se perdê-lo, possa colocar mais lenha na fogueira do impeachment da presidente.

Dilma Rousseff, por sua vez, também não consegue superar o enorme desgaste que sofre por sua administração ineficiente contra a crise econômica. As pesquisas mostram rejeição de 70% da população.

Há um esgarçamento da república brasileira no momento. As instituições foram transformadas em abrigo para políticos que tomam a coisa pública como algo que lhes pertence, e não como patrimônios do povo. Como dizia Cícero, “Oh tempos, oh costumes!”.

Nenhum comentário: