domingo, 13 de dezembro de 2015

Ato em apoio ao impeachment de Dilma reúne mais de 5.000 pessoas em BH

PROTESTO

De acordo com a PM, houve um princípio de tumulto causado por um homem que tentou furar o “Pixuleco”

lulamal.jpg
Vestidos com camisetas nas cores verde e amarelo, manifestantes se reúnem em BH a favor do impeachment
PUBLICADO EM 13/12/15 - 15h30
Mais de 5.000 pessoas, segundo a Polícia Militar, se reuniram no início da tarde deste domingo (13), na praça da Liberdade, região Centro-Sul de Belo Horizonte, para um ato em apoio ao impeachment da presidente Dilma Rousseff. As ruas que circulam o local foram fechadas por volta das 13h15. Inicialmente o bloqueio foi feito pelos próprios manifestantes, pouco depois a PM e a BHTrans aceitaram o fechamento das vias. O protesto terminou às 15h30.
Um carro de som com bandeiras dos grupos Vem Pra Rua e Movimento Brasil Livre comandou o protesto. “Agora nós conseguimos o acolhimento do pedido de impeachment. Este é um dia de comemoração. Agora todas as vezes que for necessário iremos as ruas", discursou Ivan Gunter, um dos representes do protesto. Em seguida foi tocado o hino nacional. Um grande boneco do "Pixuleco" acompanhou as intervenções no veículo.
De acordo com a PM, houve um princípio de tumulto causado por um homem, não identificado, que tentou furar o “Pixuleco”. Policiais do Batalhão de Choque interviram rapidamente e apaziguaram os ânimos dos envolvidos. Não foi registrado boletim de ocorrência.

A maior parte das pessoas presentes no ato pelo impeachment estava concentrada no corredor central da praça da Liberdade. Entretanto, nas demais áreas do local as pessoas ficaram bem mais espaçadas, ao contrário das manifestações anteriores, onde eram poucos os espaços vazios. 
Outro ponto de concentração dos que defenderam o impeachment foi o "Lula na Papuda", boneco de seis metros de altura que ficou instalado no meio da praça. Marcela Valente, líder da União dos Movimentos Mineiros, que incorpora os diversos grupos contra o governo, contou que a peça foi uma doação e que não sabe quanto custou. Ela disse apenas que foi um presente de um grupo de estudantes e jovens empresários.
O "Lula mal", boneco que segundo os organizadores têm 12 metros de altura e custou R$14.000, foi uma das atrações do protesto. Todo o tempo as pessoas tiraram fotos com a imagem de Lula, Dilma e Pimentel ao fundo.
Usando um cavalete da BHTrans como suporte para um cartaz, os grupos Patriotas e Brava Gente montaram uma banca para colher assinaturas para o projeto de lei de iniciativa popular “10 medidas contra a corrupção”. Uma das organizadoras conta que já foram coletas mais de 240 assinaturas neste domingo. 

Os pixulecos foram um sucesso de vendas. Os bonecos infláveis se esgotaram em poucos minutos. 

Nenhum comentário: