terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Cientista prometem que carne sem morte animal estará no mercado em 2018

(Reprodução/FeedFood)(Reprodução/FeedFood)Para quem defende os diretos dos seres vivos ou é vegetariano e vegano, essa inovação pode parecer bastante interessante. Muitas pessoas já sabem e já foram tocadas com vídeos e matérias que mostram o quão cruéis e nada éticos são os locais que cultivam e matam bois, frangos e porcos. E, mesmo com o instinto forte pelo churrasco ou o hambúrguer de cada dia, é impossível não repensar algumas escolhas depois de se deparar com tamanho sofrimento.
Dois anos atrás, um grupo de cientistas holandeses já havia feito o lançamento de um hambúrguer de carne sem qualquer tipo de sofrimento. A pequena peça havia sido feita a partir de células tronco e custava um valor aproximado de US$ 325 mil. Com esse número, a invenção não era nada viável para o consumo comum.
A invenção feita pelos holandeses em 2013. Uma ótima ideia, porém inviável comercialmente. (Reprodução/Konbini) 
A invenção feita pelos holandeses em 2013. Uma ótima ideia, porém inviável comercialmente. …
No entanto, alguns anos após o primeiro resultado, estudiosos israelenses aperfeiçoaram a técnica e diminuíram significativamente os gastos do processo, graças ao avanço na tecnologia das impressoras em 3D. De acordo com o fundador do projeto, Shir Friedman, "carne de laboratório é a solução para reduzir as crueldades com os animais e o ecossistema, ao mesmo tempo em que dá às pessoas aquilo que elas desejam comer".
Em uma pesquisa feita pelo grupo, frango foi descoberto como o tipo de carne mais disseminado atualmente entre diferentes culturas ao redor do mundo. Por isso, eles definiram como foco inicial o desafio de desenvolver este produto a primeira instância, em escalas industriais. Acredita-se que no início de 2018 a inovação já estará disponível para ser comprada no mercado.
Hoje é frango, amanhã carne de boi, depois porco, carneiro entre outras. Este é o objetivo central dos pesquisadores liderados por Friedman. O ideal seria o veganismo generalizado, porém, já que isto é impossível hoje, a ciência buscou um jeito de ajudar a resolver nossos problemas com os demais seres vivos do planeta, já que na teoria a coleta de material genético de apenas um animal seria o suficiente para criação de carne sem nenhuma morte

Nenhum comentário: