quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Concessionárias apostam no 13º para aliviar perdas de 2015

Vantagens

Bônus e taxa zero são algumas das vantagens que as lojas estão oferecendo para atrair clientes

Estratégia. Montadoras oferecem bônus e condições de financiamento para tentar salvar as vendas
PUBLICADO EM 10/12/15 - 04h00
CARROS-GCom uma retração de 32,3% nos segmentos de automóveis comerciais e leves, e de 21,2% em todos os segmentos, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), as montadoras estão oferecendo bônus e condições de financiamento para tentar salvar as vendas de fim de ano. “O brasileiro tem uma cultura de trocar de carro no fim do ano, aproveitar o 13º, então precisamos aproveitar o momento”, opina a gerente de vendas da concessionária Renault Valence, Fabiana Santos. “É o melhor momento que a gente tem para salvar um ano que foi muito difícil”, completa o vendedor da Recreio, concessionária da Volkswagen, Bruno Ramos.
Entre as condições especiais de vendas estão os bônus, que chegam a R$ 6.000 para certos modelos, além de financiamento sem taxa diante de uma entrada a partir de 50% do valor do carro. “Para quem tem dinheiro, o momento é positivo porque as montadoras estão com um estoque alto de 2015 e, por isso, oferecem descontos no preço final”, afirma o proprietário da Personal Drive Service, André Dutra Cavalcanti.
É o caso do agente penitenciário Jefferson André, 39, que pretende trocar o seu veículo de passeio por um utilitário. “Tenho dinheiro na mão e estou esperando para receber a melhor proposta, pois vender todos querem. Tenho que valorizar minha condição para garantir o menor preço”, diz.
Na comparação com outubro, o mês de novembro apresentou uma melhora nas vendas. Segundo o estudo da Fenabrave, o total de emplacamentos registrados no mês de novembro foi 6,38% maior que o de outubro. Nos segmentos de automóveis e comerciais leves, a alta foi de 2,2% na mesma comparação. “O tempo de estoque caiu neste mês para 50 dias. Nos meses anteriores, estava em 90 dias”, conta a gerente Fabiana.
A dificuldade de crédito tem atrapalhado o mercado de seminovo na avaliação de André Cavalcanti. “Como os bancos estão financiando no máximo 50% do valor do (carro) seminovo, fica mais vantajoso comprar um carro zero, com entrada menor”, avalia o empresário.
Expectativa é de retomada no fim de 2016

Brasília
. O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan, reafirmou nesta quarta que a expectativa do setor automotivo é manter as vendas estáveis até o terceiro trimestre de 2016 e “quem sabe registrar uma pequena retomada” no final do ano que vem.

Moan participou da solenidade de lançamento de um acordo de livre comércio no setor automotivo entre Brasil e Uruguai.
Momento é o de negociar bastante

Negociar bastante antes de comprar um veículo é a dica do proprietário da Personal Drive Service, André Dutra Cavalcanti. Segundo ele, tem até a data certa para fechar o negócio. “O melhor momento para negociar é depois do dia 25, perto do último dia útil do mês, porque eles querem fechar venda e bater meta”, ensina.

Para o representante comercial Leonardo de Barros Martins,42, que pretende trocar de carro nesse fim de ano, a pesquisa ainda não rendeu como gostaria. “Estou pesquisando e espero que tenha espaço para negociar. Até o momento não encontrei abertura como imaginava”, pondera.

Para o agente penitenciário Jefferson André, 39, a melhor condição para negociar é pagando à vista. “É melhor economizar antes e comprar o veículo à vista. Porque com os juros o custo da troca fica muito mais alto”, diz. A avaliação do usado também é fundamental para Jefferson. “Uma boa negociação no meu carro pode definir minha escolha”, afirma.

Nenhum comentário: