quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Erros comuns ao abrir o seu escritório de advocacia


Olá amiga e amigo Advogado, tudo bem?
Em nossa última conversa ensinamos que uma presença digital marcante é estratégia fundamental para sua sobrevivência no mercado. Perdeu? Não se preocupe! Basta acessar o Portal Hoje em Dia para aproveitar gratuitamente todos os nosso artigos.
Hoje vamos falar sobre alguns erros que os advogados cometem ao abrir um escritório de advocacia. Sabemos que começar do zero não é uma tarefa fácil. É preciso estruturar o escritório, captar clientes e, ao mesmo tempo, cuidar das causas em desenvolvimento. Bem, para evitar que você também se perca, passaremos para a análise dos erros mais comuns:

Deixar de encarar o escritório como um negócio
O mercado de advocacia está cada vez mais competitivo, o que exige produtividade e eficiência na administração do escritório. Estratégias que servem para administração de empresas também devem ser aplicadas nos escritórios de advocacia: metas, controle de despesas, previsão de receitas, atendimento aos clientes, planejamento financeiro, prospecção de contatos e por aí vai.

Não divulgar adequadamente os serviços prestados
Escritórios de advocacia precisam divulgar seus serviços para atraírem clientes. Crie um blog, desenvolva um site, crie perfis nas mídias sociais. Publique artigos, livros, e-books, dê palestras e entrevistas. Publique conteúdo original e interessante, ao invés de pura e simples propaganda.

Não utilizar a tecnologia a favor dos trabalhos
Estão disponíveis uma série de softwares, plataformas online e aplicativos que facilitam o dia-a-dia do advogado. Whatsapp, Waze, CamScanner, CamCard, softwares de gestão de escritórios, buscadores de advogados correspondentes e muito mais! Faça amplo uso da tecnologia.

Não controlar o endividamento
Comece pequeno e vá crescendo aos poucos. Se precisar de mais capital, considere aumentar a sociedade, convidando outros advogados. Na medida em que as causas se provem bem-sucedidas e o número de clientes aumente, você pode expandir a estrutura física do escritório.
Não contar com a ajuda de advogados correspondentes
Advogados correspondentes podem ser o braço direito de qualquer escritório, podendo significar uma economia considerável. Conte com esses profissionais quando precisar de diligências em outras cidades.

Não se especializar
É comum que o advogado iniciante atue em processos das mais diversas áreas, no intuito de captar os primeiros clientes. No entanto, é recomendável que o escritório se especialize em determinadas áreas do Direito.
Com esses erros em mente, busque não cometê-los! E você, consegue identificar outros erros comuns? Compartilhe conosco.
Abraços e até a próxima quinta!

Nenhum comentário: