segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Estagnação e inflação

Editorial
Jornal Hoje em Dia
portal@hojeemdia.com.br
   

14/12/2015

O Brasil volta a viver um fenômeno que parecia há muito esquecido, a estagflação. Que quer dizer que o país está com a economia estagnada, em recessão, e os preços, mesmo assim, continuam subindo, inacreditavelmente. E tudo por causa da falta de confiança. Da parte do consumidor, porque ele não sabe como serão os dias futuros. Então, prefere guardar dinheiro e reduzir as compras. Dos empresários, porque não dá para formular planos de investimentos em um período de total incerteza.
 
O Banco Central, conforme especialistas ouvidos nesta edição, perdeu totalmente a credibilidade como guardião da inflação controlada. Esticou a taxa de juros até não poder mais. E os preços continuaram subindo. O governo vive de expectativas. Esperava que os preços livres caíssem com a recessão, o que não vem acontecendo.
 
Os técnicos chamam essa situação de inflação por inércia, que é quando um grupo de preços sobe e acaba puxando para cima os outros grupos. É o pior dos tempos. Cria-se um clima de total incerteza, e cada um quer “garantir o seu”. Mas isso não poderá durar eternamente. Grandes redes varejistas afirmam que o faturamento tem caído porque o consumidor passa a comprar a marca mais barata, e não aquela a que ele está acostumado.
 
E, conforme mostra outra reportagem nesta edição, passou a ser prática comum o hábito de barganhar preços. É como se a população estivesse em países árabes, onde o ato de pechinchar é obrigatório. Inclusive, nas feiras, o vendedor até se ofende se não houver uma negociação por parte do freguês. Infelizmente, não estamos nas Arábias. 
 
Os aumentos atingem todas as áreas. Educação, energia elétrica, fornecimento de água, taxa de condomínio, empregada doméstica, combustíveis, passagem de ônibus, alimentação fora de casa e, obviamente, os impostos. Nada escapa ao temido “dragão”. 
 
Esse monstro mitológico parecia extinto desde os terríveis anos de 1990, quando o índice de inflação chegou a bater em quase 5 mil por cento. Veio o Plano Real e conseguiu, após vários anos, finalmente derrotar o fantasma dos brasileiros. 
 
As forças da economia podem superar a atual situação, mas se não houver um governo com credibilidade e atitudes firmes e coerentes, será um trabalho hercúleo suplantar essa dura etapa.

Nenhum comentário: