quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Fim da peleja argentina: Cristina não entregará faixa a Macri

- Atualizado em
A presidente da Argentina Cristina Kirchner
A presidente da Argentina Cristina Kirchner(Juan Mabromata/AFP)
Chegou ao fim a briga entre a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, e seu sucessor, Mauricio Macri, sobre o local da cerimônia de posse, que será realizada na próxima quinta-feira, dia 10. A mandatária anunciou nesta terça-feira, por meio do porta-voz oficial Oscar Parrilli, que não participará da cerimônia porque uma ordem judicial determina que seu mandato termina à meia-noite de quarta-feira.
"Não estão dadas as condições para que a presidente compareça no Congresso (onde Macri tomará posse). Um promotor aceitou um pedido que determina o fim de seu mandato na quarta-feira", afirmou em coletiva de imprensa Parrilli, frente à decisão do promotor Jorge Di Lello de aceitar um pedido da oposição, que tenta por fim a uma disputa sobre a cerimônia de posse que começa ao meio-dia da quinta-feira. "Damos este debate por terminado", disse Parrilli. O porta-voz acrescentou que, por causa da decisão judicial, "a Argentina ficará sem presidente por 12 horas" - entre o fim oficial do mandato de Cristina e a posse de Macri.
Leia mais:
Briga entre Cristina e Macri: a que horas termina o mandato da atual presidente?
O presidente eleito da Argentina apresentou uma medida cautelar, que teve opinião positiva de Di Lello, embora a decisão final seja determinada pela juíza María Servini de Cubría na quarta-feira. Se a juíza aceitar o pedido, Macri poderá dispor sem impedimentos ou discussões o modo da cerimônia de quinta-feira.
A discussão a respeito do momento exato em que Cristina deixa de ser a presidente foi parar na Justiça depois que governo e sucessor discordaram sobre o local da cerimônia de posse. De acordo com o protocolo, a transferência de mandato deveria ocorrer na Casa Rosada, sede do governo argentino, mas Cristina queria passar a faixa presidencial a Macri no Congresso, diante da Assembleia Legislativa - e de seus aliados kirchneristas.
(Da redação)

Nenhum comentário: