quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Fóssil de ‘monstro gigante’ assusta moradores de praia nos Estados Unidos

Dente, muito maior que de um tubarão, pode ser de um 'megalodon'. (Divulgação/Rex)Dente, muito maior que de um tubarão, pode ser de um 'megalodon'. (Divulgação/Rex)
Um dente de um animal pré-histórico encontrado esta semana nos Estados Unidos causou calafrios nos pesquisadores que imaginaram que tipo de bicho teria passado pelo planeta Terra, uma vez que o fóssil tem pelo menos o tamanho de uma mão humana.
Em comparação com um dente de um tubarão comum, essa presa tem mais que o triplo do tamanho. O objeto foi encontrado na praia de Topsail, no estado da Carolina do Norte, leste do país. A expectativa dos especialistas é que tenha pelo menos 15 milhões de anos.
Dente provavelmente pertenceu a um tubarão pré-histórico. (Divulgação/Rex)Dente provavelmente pertenceu a um tubarão pré-histórico. (Divulgação/Rex)
Tais presas podem ser da espécie pré-histórica Carcharodon megalodon, um dos maiores predadores que já habitaram os oceanos do mundo, e que se assemelha muito a um tubarão-branco gigante, podendo chegar a até 50 toneladas e 20 metros de comprimento.
Comparação entre o megalodon, o tubarão-baleia, o tubarão comum e o homem (CC).Comparação entre o megalodon, o tubarão-baleia, o tubarão comum e o homem (CC).
Eles viveram no período Mioceno, inclusive no Brasil – acredita-se que vários tenham existido no litoral nordestino, mais de 100 milhões de anos atrás. O nome “megalodon”, como são conhecidos popularmente, que dizer literalmente “dente gigante”. A alcunha foi dada pelo biólogo suíço Louis Aggasiz, em 1843.

Nenhum comentário: