terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Nasa abre inscrições para astronautas

Os salários variam de 66 mil a 145 mil dólares anuais. Desde 2011 a agência espacial americana não abria vagas para o posto. Nova turma de astronautas deve ser enviada para futuras missões, como a prevista para Marte, em 2030

- Atualizado em
O astronauta Mike Hopkins durante uma caminhada espacial na véspera de Natal do ano passado, para remover uma bomba de amoníaco com problemas na Estação Espacial Internacional
O astronauta Mike Hopkins durante uma caminhada espacial na véspera de Natal, em 2013, na Estação Espacial Internacional (ISS).(Nasa/VEJA)
Preparando-se para futuras missões tripuladas ao espaço, a Nasa abriu as inscrições nesta segunda-feira (14) do processo seletivo para novos astronautas. Os interessados deverão preencher uma ficha online até 18 de fevereiro de 2016. O objetivo é formar uma classe de astronautas que irá participar de missões espaciais tripuladas programadas para os próximos anos, como a viagem prevista para Marte, por volta de 2030.
O período de inscrições, que teve início nesta segunda-feira (14), acontece até 18 de fevereiro de 2016. A Nasa pretende divulgar o nome dos selecionados em 2017. Os interessados deverão preencher uma ficha online. Os salários variam de 66 mil a 145 mil dólares anuais (em reais, cerca de 2580 mil e 566 mil).
Leia também:
Astronauta Scott Kelly quebra recorde e se torna o americano há mais tempo no espaço
Scott Kelly: o "fotógrafo oficial" do espaço
No último processo de convocação de astronautas, em 2013, a Nasa recebeu mais de 6 mil inscrições. No entanto, apenas oito indivíduos foram escolhidos para entrar no seleto grupo de astronautas da agência espacial americana.
O ideal é que os candidatos sejam formados em engenharia, ciências biológicas, medicina, física ou matemática e tenham pelo menos três anos de experiência profissional. Saber pilotar aviões também é recomendável para o posto. Além disso, somente jovens americanos podem se candidatar para as vagas.
"Esse próximo grupo de exploradores americanos do espaço vai nos ajudar a realizar a meta de deixar as primeiras pegadas no Planeta Vermelho", afirmou Charles Bolden, administrador da Nasa, em um comunicado. "Os selecionados para esse serviço vão voar em naves americanas, contribuir para o avanço de pesquisas científicas na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) e ajudar a expandir os limites da tecnologia no espaço profundo."
Novas missões - A nova turma de astronautas poderá participar de quatro diferentes programas da Nasa: a ISS, que funciona como um laboratório espacial orbitando a Terra desde 1998, a Orion, uma nave espacial construída para a exploração de longas distâncias espaciais, ou as duas novas espaçonaves comerciais que estão sendo desenvolvidas por empresas americanas para futuros voos tripulados, a CST-100 Starliner e a cápsula SpaceX Dragon.
Desde 2011, quando foi suspenso o programa de ônibus espaciais, a Nasa não abria vagas para astronautas. Mais de 300 pessoas foram contratadas como astronautas da agência desde 1959, quando foi selecionado o primeiro grupo de sete pessoas como parte do projeto Mercury, que enviou tripulantes para orbitar ao redor do planeta. Atualmente, a agência conta com 47 astronautas, cerca de um terço do número de contratados em 2000."Este é um momento emocionante para fazer parte de um programa espacial americano", disse Brian Kelly, diretor de operações de voo da Nasa, em Houston. "A Nasa deu o próximo passo na evolução de nosso programa de voos espaciais tripulados e nossos astronautas estarão à frente dessas novas e desafiadoras missões."
(Da redação)

Nenhum comentário: