terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Polícia Federal cumpre mandado de busca e apreensão em casas de Cunha

15/12/2015 07:18 - Atualizado em 15/12/2015 07:18

Hoje em Dia


Evaristo Sá/Hoje em Dia
Eduardo Cunha

A Polícia Federal (PF), em conjunto com o Ministério Público Federal (MPF) cumpre na manhã desta terça-feira (15) mandado de busca e apreensão na residência oficial do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), em Brasília. A casa amanheceu cercada por três viaturas. A operação, chamada de Catilinárias, está sendo realizada ainda na casa de Cunha em um condomínio na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. A PF informou que o objetivo desta nova fase da operação é evitar que provas importantes sejam destruídas pelos investigados.
O parlamentar é acusado de corrupção e lavagem de dinheiro nas investigações da operação "Lava Jato". Ele foi denunciado pelo Ministério Público Federal em agosto, quando o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou denúncia ao Supremo Tribunal Federal (STF) na qual o acusa de ter recebido propina no valor de ao menos US$ 5 milhões para viabilizar a construção de dois navios-sondas da Petrobras, no período entre junho de 2006 e outubro de 2012.

As residências do ministro de Ciência e Tecnologia, Celso Pansera (PMDB-RJ), do ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), do senador Edison Lobão (PMDB-MA) e do deputado Eduardo da Fonte (PP-PE) também foram alcançadas pela operalão. Foram, ainda, alvos da ação o deputado Anibal Gomes (PMDB-CE) e o ex-presidente da Transpetro Sergio Machado. Ao todo são 53 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), referentes a sete processos instaurados a partir de provas obtidas na "Lava Jato".
Por volta de 8h30 a Polícia Federal (PF) chegou também ao Congresso para buscas na Diretoria Geral da Câmara. O celular do presidente da Câmara é um dos objetos apreendidos durante a ação deflagrada nesta manhã.
Os mandados foram expedidos pelo ministro Teori Zawascki e estão sendo cumpridos no Distrito Federal (9), bem como nos estados de São Paulo (15), Rio de Janeiro (14), Pará (6), Pernambuco (4), Alagoas (2), Ceará (2) e Rio Grande do Norte (1). As buscas ocorrem na residência de investigados, em seus endereços funcionais, sedes de empresas, em escritórios de advocacia e órgãos públicos.
De acordo com o portal "Metrópoles", de Brasília, o advogado de Cunha chegou à Casa Oficial da Câmara por volta das 6h52, para se encontrar com o parlamentar, que se encontra dentro da residência oficial enquanto são realizadas as buscas. Alexandre Garcia de Souza é filho de Antonio Fernando de Souza, ex-procurador-geral da República advogam para o deputado.
Ainda nesta terça-feira, o Conselho de Ética da Câmara pode votar o parecer sobre a representação contra Eduardo Cunha por suposta quebra de decoro parlamentar. O novo relator da representação movida pelo PSOL e pela Rede, o deputado Marcos Rogério (PDT-RO), apresenta o parecer favorável ao prosseguimento das investigações.
Aguarde outras informações.

Nenhum comentário: