quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Portaria autoriza Força Nacional a atuar nos presídios do PI por 20 dias

31/12/2015 13h11 - Atualizado em 31/12/2015 13h43

Ministério da Justiça publicou portaria autorizando o reforço nas unidades.
Sejus informa que definirá atuação em conjunto na segunda-feira (04).

DO G1 PI
Ministério da Justiça publicou portaria autorizando o trabalho da Força Nacional  (Foto: Divulgação )Ministério da Justiça publicou portaria autorizando o trabalho da Força Nacional (Foto: Divulgação )
A situação de emergência nos presídios do Piauí foi decretada neste mês de dezembro. Nesta quinta-feira (31), o Ministério da Justiça publicou portaria autorizando o emprego da Força Nacional para auxiliar, por 20 dias, as forças estaduais a manter a ordem do sistema penitenciário do estado. A Secretaria Estadual de Justiça (Sejus) tem reunião marcada para segunda-feira (04) para definir as ações.
A solicitação de emprego da Força Nacional foi feita pela então governadora em exercício, Margarete Coelho, através do Ofício Nº 430/GG, de 16 de dezembro de 2015. As equipes atuarão no interior do presídios por um período de 20 dias, a contar da data da publicação da Portaria Nº 2.202, de 29 de dezembro de 2015.
Policiais da Força Nacional deixam presídio do Piauí (Foto: Ellyo Teixeira/G1)Policiais da Força Nacional atuarão em
presídios do Piauí (Foto: Ellyo Teixeira/G1)
Fagner Martins, diretor da Administração Penitenciária da Secretaria de Justiça do Piauí (Duap), afirmou ao G1 que uma reunião será realizada na segunda-feira (04), para definir as ações de atuação das equipes da Força Nacional.
“Como a portaria saiu no recesso, não tivemos a oportunidade, ainda, de traçar algo. Mas na segunda-feira, a Polícia Militar, a Sejus, a Força Nacional, e a Secretaria de Segurança estarão reunidos para definir a operacionalização nos presídios mais críticos do Piauí”, garantiu o diretor de Administração Penitenciária do Piauí. No mês de dezembro, os presídios do estado, sobretudo a Casa de Custódia de Teresina e a Penitenciária Mista de Parnaíba, ocorreram rebeliões, fugas e tentativas de fugas. O sistema está em caos, com lotação acima da capacidade.

Nenhum comentário: