quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Ser mitológico? Turista flagra criatura marinha misteriosa em caverna na Grécia

O turista britânico Haver Robertson, de 52 anos, encontrou esta semana uma criatura marinha misteriosa na região noroeste da Grécia. O animal estranho foi avistado na ilha de Corfu, localizada no mar Jônico, próxima à Albânia.
Animal misterioso foi visto somente em algumas fotos. (Reprodução/YouTube/News TV)Animal misterioso foi visto somente em algumas fotos. (Reprodução/YouTube/News TV)
Enquanto passeava em um barco turístico por dentro de uma caverna, Robertson bateu algumas fotos das formações rochosas, sem notar que talvez pudesse haver alguma coisa dentro da água. Só depois, quando foi ver as imagens no rolo da câmera, que ele notou algo diferente.
“Tirei a foto por acidente”, disse o britânico, que estava acompanhado da família no momento. Nenhum deles percebeu a presença de algum tipo de ser vivo. “E isso em um mar submerso de uma caverna na costa oeste da Grécia”, refletiu.
Britânico estava tirando foto da cor da água. (Reprodução/HEMedia)Britânico estava tirando foto da cor da água. (Reprodução/HEMedia)
“Na verdade, estava tentando capturar a cor da água, mas em algumas das fotos não usei o flash”, complementou Robertson. Segundo ele, nem especialistas conseguiram dar algum palpite concreto. “Essa criatura evoca imagens da mitologia grega.”
Seria o bicho misterioso um hipocampo? Não, não estamos falando da parte do cérebro responsável pela nossa memória – e sim de uma criatura mitológica da Grécia Antiga. Do grego hippos (cavalo) e kampi (monstro), ele era descrito geralmente como uma mistura de cavalo com peixe, mas bem maior que um cavalo-marinho comum.
Concepção artística de um hipocampo. (Reprodução/Arrate Casado/Pinterest)Concepção artística de um hipocampo. (Reprodução/Arrate Casado/Pinterest)
Conta-se que Poseidon – deus dos oceanos, dos cavalos e dos tremores da Terra, também conhecido como Netuno – é levado por uma carruagem de hipocampos pelos sete mares. Ele mesmo seria o responsável pela criação desses animais excepcionais, que também estão presentes na mitologia Fenícia e nas culturas mesopotâmica e hindu. Hipocampos também podem ser vistos na construção barroca “Fontana di Trevi”, em Roma, na Itália.
'Fontana di Trevi', construída em 1762 na capital italiana. (CC/Wikipédia)'Fontana di Trevi', construída em 1762 na capital italiana. (CC/Wikipédia)

Nenhum comentário: