quinta-feira, 30 de abril de 2015

Estaria a depilação levando o piolho-da-púbis à extinção?


COMENTÁRIOS




Sempre que ouvimos falar em animais entrando em extinção, quase sempre temos aquela sensação de profundo pesar, não é mesmo? No entanto, eis um bicho do qual ninguém vai achar falta se ele desaparecer por completo do planeta: o chato! Pois é, caro leitor, de acordo com Melissa Breyer do site Mother Nature Network, o piolho-da-púbis parece estar entrando em extinção — e o mais curioso é que os brasileiros podem ter participação nisso.
Só para esclarecer de que tipo de piolho estamos falando, nos referimos a pequenos parasitas — da espécie Phthirus pubis — que desde o primórdios da humanidade encontraram nos pelos pubianos dos humanos o habitat perfeito para se proliferar. Esses insetos são passados de uma pessoa a outra por contato, e se alimentam exclusivamente de sangue. E apesar de não transmitirem doenças, as picadas dos chatos provocam uma coceira danada nos hospedeiros.
No entanto, esses bichinhos precisam dos pelos para sobreviver, já que o ciclo de vida desses insetos termina se a fêmea não consegue encontrar um local adequado para pôr os ovos. E a popularização do costume de manter a região genital completamente depilada está pondo a existência dos piolhos-da-púbis em risco. Agora você deve estar se perguntando sobre o que os brasileiros têm a ver com isso, não é mesmo?

Perda de habitat

Na década de 90, sete irmãs brasileiras começaram a oferecer em seu salão de Nova York a famosa “Brazilian bikini wax”, um tipo de depilação na qual todos (ou quase todos) os pelos são removidos à cera. Acontece que a moda pegou e se espalhou pelo país e, desde então, mais de 80% dos norte-americanos — mulheres e homens — em idade universitária aderiram ao hábito de manter suas regiões íntimas bem aparadas ou totalmente livres de pelos.
E a Brazilian bikini wax — que recebeu esse nome por conta do tamanho dos biquínis brasileiros — não se limitou a virar moda só nos EUA, mas acabou se espalhando para vários países do mundo. Na Austrália a porcentagem de pessoas que removem parte ou todos os pelos é semelhante à dos EUA, e no Reino Unido, um estudo apontou que 99% das mulheres com mais de 16 anos depila alguma parte do corpo, geralmente as axilas, as pernas e a virilha.

Declínio

Mas, voltando ao assunto dos chatos... De acordo com o pessoal do portal Bloomberg Business, infelizmente, não existem dados muitos precisos com respeito à infestação por piolho-da-púbis, simplesmente porque a maioria dos afetados tem vergonha de procurar ajuda médica e prefere se livrar do problema sozinha.
Apesar da falta de registros, acredita-se que esses parasitas infestavam entre 2 e 10% da população mundial. Além disso, em 2003, um estudo realizado na Austrália apontou que de todos os problemas sexualmente transmissíveis no país, o chato era o mais comum, afetando pelo menos um terço de todas as pessoas afetadas por alguma infestação ao longo de suas vidas.
Entretanto, na última década, a principal clínica de saúde sexual de Sydney, registrou uma queda de 80% nos casos de infestação por piolho-da-púbis em homens, e nenhuma mulher sequer foi atendida com o problema desde 2008. No Reino Unido também foi registrada uma dramática queda nos casos de chato — ao mesmo tempo em que se registrou um aumento no número de pacientes e na variedade de doenças sexualmente transmissíveis.
O fato é que, segundo pesquisadores e médicos, embora as infestações por piolho-da-púbis terem sido extremamente comuns no passado, atualmente elas raramente são vistas. E a razão de esses insetos chatos estarem desaparecendo das “áreas de lazer” de todo mundo pode ser a moda lançada pelas brasileiras na década de 90.

Ponte sobre o Rio Jequitinhonha é liberada após 4 meses de interdição

30/04/2015 12:15 - Atualizado em 30/04/2015 12:15


Hoje em Dia




DER/MG/Divulgação
ponte sobre o rio jequitinhonha
Ponte, que fica na MG-406, em Almenara, no Vale do Jequitinhonha

O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) liberou nesta quinta-feira (30) a ponte sobre o rio Jequitinhonha, que fica na MG-406, em Almenara. Conforme o órgão, já está liberado o trânsito de pedestres, veículos leves e veículos de carga com capacidade de até 24 toneladas.
 
A ponte estava interditada desde o dia 10 de janeiro deste ano para reforço e recuperação na estrutura do pilar danificado, reforma e recuperação nas longarinas e transversinas, troca do aparelho de apoio, nivelamento do tabuleiro, execução de nova junta de dilatação e reforço da fundação.
 
Segundo DER, a sinalização foi reforçada com a instalação de uma sequência de placas de alerta sobre o limite de carga máxima. Além disso, um projeto de aumento da capacidade atual de carga da ponte para 45 toneladas já foi concluído e deverá ser licitado em breve. Contudo, durante a execução das obras não será necessária a interrupção do tráfego de veículos.
 
A ponte sobre o rio Jequitinhonha é uma importante via de acesso a Almenara e região e foi interditada por medida de segurança. Sua estrutura estava abalada por excesso de peso, devido à passagem simultânea de duas carretas carregadas com pedras de granito.

Dilma não fará pronunciamento no 1º de Maio porque não tem o que dizer, diz Renan

30/04/2015 13:57 - Atualizado em 30/04/2015 13:57


Estadão Conteúdo





Em mais uma estocada contra a presidente Dilma Rousseff, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse nesta quinta-feira (30), que a petista não vai fazer o pronunciamento na TV no Dia do Trabalho porque "não tem o que dizer". Ele também aproveitou a data, comemorada nesta sexta-feira, 1º, para sugerir a criação de um "pacto em defesa do emprego", que duraria até o país voltar a crescer.

"Certamente a presidente não vai falar no dia 1º de Maio porque não tem o que dizer. Por isso eu estou propondo um pacto em defesa do emprego. Assim como nós temos meta de inflação, meta de superávit fiscal, nós precisamos ter meta de emprego", disse o peemedebista.

Indagado sobre o fato de o líder do governo no Senado, Delcídio Amaral (PT-MS), ter dito nesta quinta-feira que o Executivo já prepara um pacote para estimular a criação de emprego, Renan afirmou que o governo precisa trabalhar para reagir à crise e voltou a criticar Dilma. "O governo tem que sair da paralisia, da falta de iniciativa. Essa coisa da presidente não poder falar no dia 1º de Maio porque não tem o que dizer é uma coisa ridícula. Ridícula. Isso enfraquece muito o governo", disse.

Renan começou a sua fala ironizando o fato de Dilma ter decidido, pela primeira vez desde que chegou à Presidência, não se pronunciar na TV por medo de um novo panelaço, como ocorreu em março durante a sua fala em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. "Nós fizemos a democracia no Brasil para deixar as panelas falarem, as panelas precisam se manifestar, vamos ouvir o que as panelas dizem", afirmou.

Apesar das críticas, o presidente do Senado disse que vai conversar com Dilma sobre o pacto, para que os Poderes Executivo e Legislativo possam atuar juntos na defesa pelo emprego.

Entre as sugestões do peemedebista, estão a desoneração da folha de pagamento e a oferta de mais créditos, via bancos públicos, para empresas que criarem novas vagas de trabalho. Ele também vai propor que o governo priorize, em suas compras, empresas que não estejam fazendo cortes de pessoal.

Serra

Em mais um sinal do seu distanciamento com o Palácio do Planalto, Renan deve escolher o tucano José Serra (PSDB-SP) para coordenar o trabalho e reunir as propostas que podem ser encaminhas pelo Congresso.

Renan também criticou o ajuste fiscal proposto pela equipe econômica, o qual chamou de "ajuste trabalhista". Ele voltou a defender que, se o governo precisa economizar, deveria dar o exemplo e "cortar na carne", começando pela diminuição do número de ministérios.

Governador cancela a ida a Uberaba por Medalha da discórdia




A medalha da discórdia
“O governador foi induzido ao erro por alguns deputados e conheço bem como isso funciona. Eu não faria o que ele fez”, analisou o prefeito Paulo Piau sobre a criticada entrega da Medalha da Inconfidência ao líder do MST pelo governador Fernando Pimentel. 

Visita cancelada
A propósito, o governador Pimentel cancelou ontem a visita que faria a Uberaba no domingo, 3 de maio, para inaugurar a ExpoZebu. Extraoficialmente o que se comentou como motivo do cancelamento foi a aprovação de Moção de Repúdio ao governo de Minas pela outorga da Medalha da Inconfidência ao líder do MST, aprovada pela Câmara Municipal de Uberaba à tarde passada. Cá para nós, nossos vereadores escolheram a hora errada para esse repúdio. 
Caso perdido – Ainda avaliando os primeiros meses do governo do PT em Minas, o prefeito Paulo Piau disparou: “O governador Pimentel perdeu o timing. Ele pegou um Estado quebrado, quis fazer uma auditoria, mas está demorando muito a agir”. 

Preço alto – Essa demora, aliás, está custando caro ao governador, especialmente junto aos professores da rede estadual, que esperavam o cumprimento dos compromissos por ele assumidos durante a campanha eleitoral. E não é o que se vê por enquanto...

Será?
Ao que tudo indica, poucas autoridades políticas estarão no palanque da ABCZ, domingo, para a festa de inauguração da ExpoZebu 2015. Dilma não vem, e Pimentel cancelou. Já o vice-presidente da República, Michel Temer, ainda não confirmou a vinda e dificilmente estará aqui no dia 3, tendo em vista que na mesma semana Temer prestigiará a posse de Antônio Júlio na presidência da Associação Mineira de Municípios, marcada para 7 de maio.
Estrela da festa 
Presidente da Câmara Federal, deputado Eduardo Cunha (PMDB), vai desembarcar em Uberaba neste sábado para participar de um debate sobre o tema “O cenário político brasileiro”. Evento está programado para as 16h30, no auditório da ABCZ. Cunha é hoje, seguramente, um dos três homens mais poderosos da política brasileira. E deve ser a grande estrela da festa da ABCZ este ano, na ausência da presidente da República e do governador do Estado.
Fonte: http://www.jmonline.com.br/novo/?noticias%2C19%2CALTERNATIVA%2C109108

Minidinossauro com asas de morcego é descoberto na China

30/04/2015 05h00 - Atualizado em 30/04/2015 05h00

Denominado Yi qi, estranho dinossauro era do tamanho de um pombo.

Ele foi descoberto por um fazendeiro em província perto de Pequim.

Da France Presse
Concepção artística do dinossauro recém-descoberto Yi qi  (Foto: Dinostar Co. Ltd/Divulgação)Concepção artística do dinossauro recém-descoberto Yi qi (Foto: Dinostar Co. Ltd/Divulgação)
Ele se chama Yi qi. É do tamanho de um pombo e tem asas de morcego: este estranho dinossauro descoberto na China foi uma surpresa para os paleontólogos, que o consideram como um processo inacabado de experimentação evolucionária.
Yi qi parece ter tido asas sem penas, mas com uma membrana que lhe permitiu mover-se no ar, um pouco como morcegos ou esquilos voadores, de acordo com um estudo divulgado nesta quarta-feira (29) pela revista "Nature".
"Nós não sabemos se Yi qi voava ou planava, ou se fazia as duas coisas, mas certamente desenvolveu um tipo único de asas no contexto da transição dos dinossauros para aves", explicou Xu Xing, do Instituto de Paleontologia de Vertebrados de Pequim.
Yi qi, que significa "asa estranha" em mandarim, viveu há cerca de 160 milhões de anos.
Crânio do novo dinossauro Yi qi  (Foto: Zang Hailong/IVPP)Crânio do novo dinossauro Yi qi (Foto: Zang Hailong/IVPP)
Pertence à família dos Scansoriopteryx, pequenos dinossauros emplumados que viviam no período Jurássico médio e tardio. Dotados de dedos longos, eram certamente capazes de subir em árvores. Seus fósseis foram encontrados apenas na China.
Os Scansoriopteryx fazem parte do grupo dos terópodes, dinossauros bípedes, geralmente carnívoros, como o ancestral dos pássaros ou o famoso Tiranossauro.
Yi qi (pronuncia i-chi) foi descoberto por um fazendeiro na província de Hebei, perto de Pequim. Provavelmente pesava cerca de 380 gramas, segundo estimativas da equipe de paleontólogos. Tinha dentes e foi definitivamente onívoro.
 Único exemplar do novo dinossauro Yi qi  (Foto: Zang Hailong/IVPP)Único exemplar do novo dinossauro Yi qi (Foto: Zang Hailong/IVPP)
Eles descobriram vestígios de penas junto ao esqueleto, mas elas eram muito estreitas e em forma de filamento para permitir a voar no ar.
Apresentava um apêndice ósseo inusitado de 13 centímetros, levemente dobrados na altura dos punhos, e três dedos articulados.
Há mamíferos como morcegos ou esquilos voadores que têm o mesmo apêndice com a função de sustentar uma membrana aerodinâmica. No caso de Yi qi, é muito rudimentar e "poderia representar uma experiência evolutiva estranha que acabou por fracassar", dizem os paleontólogos. Yi qi "não era um campeão na hora de voar", concluem.

Exclusivo (Diário do Jequí): Ponte de Almenara enfim liberada

 30/04/2015

Liberação ocorreu na manhã desta quinta-feira (30)

Finalmente uma ótima notícia para a população de Almenara, no Vale do Jequitinhonha: a ponte que liga os dois lados da cidade foi liberada para trânsito, na manhã desta quinta-feira (30). O elevado encontrava-se interditado desde o dia 10 de janeiro, quando a passagem de duas carretas bitrem provocou o afundamento da estrutura de um dos pilares.
A ponte é de extrema importância para a cidade, já que liga os dois lados da cidade, e é utilizada tanto por veículos quanto por pedestres, que a atravessam todos os dias para trabalhar, estudar, fazer compras.
A liberação da ponte traz alívio para o comércio, que tem sofrido muito desde que ela foi interditada, vendo seus lucros diminuírem drasticamente, empregados serem demitidos e muitas lojas fecharem as portas, gerando uma crise sem precedentes para a economia local.
A população também passou por maus bocados, tendo que enfrentar travessias de canoa. Com a chegada da passarela e, consequentemente, da balsa, houve um alívio momentâneo, que foi superado pela boa notícia da liberação da ponte.

'Nega do cabelo duro...':Música de Luiz Caldas gera discussão em festa

A música “Fricote”, de Luiz Caldas (“Nega do cabelo duro, que não gosta de pentear...”) provocou reação negativa em parte do público que estava numa festa, domingo, no Morro da Conceição. DJ convidado, Gustavo Calani foi abordado por pessoas que se sentiram ofendidas com a letra, considerada por elas racista e machista.
Gustavo não chegou a tocar a canção até o fim. “Interrompi para tentar conversar com o grupo, mas os ânimos estavam alterados”, contou. "Uma das meninas que veio falar comigo disse que eu não podia avaliar o que era racista ou não, por ser branco. Achei um ponto de vista forte e pertinente, mas não dava para ser debatido ali", completou.

Produtor de festas de black music, Julio Barroso considerou o episódio exagerado. “Eu, como negro, não me sinto nem um pouco ofendido. Se a música fosse do Bolsonaro, sim. Mas Luiz Caldas não é racista. É preciso analisar o contexto social em que essas obras foram feitas”, disse. “Nunca imaginei que o século 21 pudesse ser tão careta”.

Um dos organizadores da festa, o coletivo Quermesse pediu desculpas a quem se ofendeu com a música. “Desculpas, primeiro pela ofensa e, depois, pelo desgaste de terem que nos apontar o que já deveríamos saber”, escreveram na página do evento no Facebook.
(Foto: Fernando Vivas) - O Globo

PMMG inicia megaoperação em todas as cidades do Estado nesta manhã

ALFERES TIRADENTES

Ação acontece ao mesmo tempo em todos os 853 municípios mineiros; objetivos é cumprir mandados de prisão, busca e apreensão

PUBLICADO EM 30/04/15 - 08h54
A Polícia Militar de Minas Gerais iniciou uma megaoperação concomitantemente em todos os municípios mineiros, na manhã desta quinta-feira (30). Denominada "Alferes Tiradentes", a operação tem o objetivo de cumprir mandados de busca, apreensão e prisão, além de abordagens a veículos, transeuntes, batidas policiais, fronteira, combate ao tráfico de armas e drogas.
Ação começou às 8h e deve durar todo o dia.
Nome
Alferes é um posto ou graduação militar existente nas forças armadas de alguns países. Normalmente, corresponde a um posto das categorias de oficial subalterno ou de cadete. oficial aluno.