quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

B.H: Administrativo da PM reduzirá e BH terá mais 150 policiais nas ruas

PASSAGEM DE COMANDO

Novo comandante de policiamento da capital afirmou que durante o Carnaval todos os 4.900 policiais da cidade estarão trabalhando

POLICIAMENTO CENTRO BH
Perigo. Mesmo com policiamento constante, roubos são frequentes no centro de Belo Horizonte
PUBLICADO EM 14/01/16 - 14h48
Para combater o aumento de mais de 20% do número de furtos e roubos em Belo Horizonte, a Polícia Militar (PM) pretende tirar ao menos 150 policiais do setor administrativo e colocá-los nas ruas da cidade. A promessa foi feita nesta quinta-feira (14) pelo novo comandante de policiamento da capital, coronel Winston Coelho Costa, que tomou posse em cerimônia realizada na sede do 1º Batalhão da PM.
“A minha intenção é fazer uma redução administrativa. Empenhando nossos policiais justamente nos horários e locais de maior incidência criminal. Hoje dos 4.900 militares que temos, 10% estão no setor administrativo, e eu vou buscar reduzir isso para pelo menos 7%. Aumentando assim o patrulhamento”, afirmou o coronel.
Outra estratégia que será intensificada por militares nos próximos dias será o policiamento a pé, como forma de aproximar a PM do cidadão. “Nós iremos buscar um policiamento mais próximo ao cidadão de bem. A gente apanha as estatísticas, onde temos a relação dos principais crimes e das localidades com maior incidência, e então vamos tentar melhorar o patrulhamento nessas áreas”, declarou.
Formado em direito e em educação física, o coronel Winston Coelho Costa tem 46 anos, sendo 28 deles dentro da PM. Na corporação ele tem larga experiência no setor administrativo com passagens pela área de recursos humanos, na academia, e dentro do Estado Maior da PM. Antes de assumir o novo posto, ele estava no comando da Diretoria de Apoio Operacional (DAOP).
“Ele é um estrategista, era um braço direito nosso dentro da DAOP. Muito experiiente. Chamei ele para conversar e falei: a polícia que eu quero é uma polícia mais próxima da sociedade. Essa a missão que eu passei e tenho certeza que ele vai fazer isso”, contou comandante geral da Polícia Militar (PM), coronel Marco Antônio Badaró Bianchini.
Carnaval
Diante da expectativa da prefeitura em receber um número bem mais do que o 1,5 milhão de foliões do ano passado, a Polícia Militar (PM) promete reforçar em 500 policiais o efetivo para o Carnaval de Belo Horizonte. O anúncio foi feito pelo novo comandante de policiamento da capital, coronel Winston Coelho Costa, que tomou posse na manhã de ontem em cerimônia realizada na sede do 1º Batalhão da PM.
“O cidadão de bem pode ficar tranquilo que nós vamos garantir o policiamento em todos os eventos carnavalescos, desde que eles sejam devidamente programados e autorizados pelos órgãos públicos. Essa programação de todos os eventos é importante, pois só assim temos a condição de traçar todas as estratégias possíveis”, afirmou Costa.
De acordo com o novo comandante, todos os 4.900 policiais da cidade trabalharão durante o Carnaval. Os 500 policiais de reforço virão da Academia da PM e de setores administrativos da corporação. “O cancelamento de festas em cidades do interior não irá impactar no policiamento. Esperamos sim um aumento do número de público em Belo Horizonte, em relação ao ano passado, e por isso o planejamento deste reforço é importante”, reforçou.
Novas Viaturas
Também para o Carnaval, a promessa da PM é ter novas 850 viaturas rodando pelo Estado. Os nossos veículos fazem parte da primeira parcela das 2.350 viaturas anunciadas pela corporação no primeiro semestre do ano passado. “O primeiro lote vai abranger toda a região metropolitana e espero que chegue em tempo antes do Carnaval. Ela irá nos auxiliar e serão importantes instrumentos no combate à violência”, afirmou o comandante geral da Polícia Militar (PM), coronel Marco Antônio Badaró Bianchini, que também estava presente na cerimônia.
Como O TEMPO  mostrou em março do ano passado, 30% dos carros da corporação estão parados nas oficinas ou rodam com falhas mecânicas por falta de manutenção. “A locação desses veículos é feita com a garantia de manutenção. A empresa terá que manter a viatura em condições de rodar 24 horas e isso será muito importante”, acrescentou o coronel.

Nenhum comentário: