sábado, 16 de janeiro de 2016

Como seria a Terra se os dinossauros ainda existissem?

Imagine um Velociraptor no seu quintal, você passeando nas costas de um triceratopes, ou criar talvez pterossauro em viveiro particular. Pode parecer bobagem, ou recriação das ficções hollywoodianas. Pesquisadores tentam imaginar o mundo sem a extinção dos dinossauros em função da queda do tal cometa a 65 milhões de anos atrás...
Imagina como seria, use sua criatividade. Como seria a Terra se os dinossauros ainda existissem?
Imagine um Velociraptor no seu quintal, você passeando nas costas de um triceratopes, ou criar talvez pterossauro em viveiro particular. Pode parecer bobagem, ou recriação das ficções hollywoodianas. Pesquisadores tentam imaginar o mundo sem a extinção dos dinossauros em função da queda do tal cometa a 65 milhões de anos atrás.
 
Se é a verdade por trás do desaparecimento dos grandes répteis, é a teoria mais aceita. Segundo alguns cientistas caso nos desenvolvêssemos, em meio a esses lagartos famintos, nossa evolução  teria tomado outro rumo. Talvez tivéssemos grandes garras , e pernas mais musculosas para nos valermos delas para fuga.
 
Outras possibilidades mostram que os homens criariam técnicas para dar fim as feras que representassem maior perigo a espécie humana, Se levamos inúmeras espécies a extinção, sem ter essa finalidade, imagine nos vendo obrigados para sobreviver. Pode ser também que nos adaptássemos a convivência "pacífica" tolerando-os. Outra possibilidade é a de nós sermos extintos mesmo antes que tivéssemos a chance de evoluirmos o suficiente para que a nossa inteligência fizesse a diferença. Se levarmos em consideração que eles já nasciam aptos, e tinham cada um a seu modo uma defesa eficaz  para sobrevivência. 

 
Publicidade

Os dinos no mundo atual

Poderíamos adestrar algumas espécies transformando-os em montaria ou meios de transportes, como cavalos, camelos, jegues . Ou nos servirmos deles, como defesa, melhorando o exército do nosso país, acha que é forçar a natureza?
 
Imagine andar por aí exibindo uma carteira de couro de tiranossauro, ou bolsas de brontossauro, casacos de triceratopes, ou pingentes de placas de estegossauro que chique não?
 
É praticamente impossível que os lagartos desenvolvessem inteligência como a dos seres humanos, seus cérebros eram minúsculos mesmos nos gigantes, por isso fica inimaginável um lagartão ocupando a cadeira da Presidência por exemplo, pura ficção exacerbada.


Outra realidade

"Dinossauroides"  ou seja, lagartos inteligentes, não está totalmente descartada. Mas caso fosse possível, certamente os seres humanos não viveriam . Os humanos seriam aniquilados pelos grandes lagartos. Teorias como essas, se devem pelo fato de muitos deles terem os cérebros proporcionais ao seu tamanho. Mas quanto ao desenvolvimento das funções  cerebrais, que nos diferenciam deles, isso sim faz a diferença.
 
Mesmos nos dias de hoje, animais como aves, tubarões, jacarés, possuem ancestrais muito primitivos, que data  lá no período em que os grandes dinos dominavam a Terra. Apesar da inteligência própria existir , não se pode comparar com a dos humanos.

Há tentativas de reconstruir dinos em laboratórios, recuperando o tal do DNA fossilizado.A Coréia do Sul está tentando fazer com os mamutes, que foram extintos há pelo menos 8 mil anos, e que o parente é diga-se de passagem bem mais atual o elefante.
 
Mas só o tempo vai nos dizer, se é certo ou errado construir de verdade o nosso "Jurassic Park", e quais as consequências disso, pois se fomos privados da convivência desses lagartões, os motivos são de se respeitar, mas como teimosos que somos, esquecemos a frase célebre do mundo cênico "A arte imita a vida", não aprendemos com os desfechos que os filmes nos deixaram, que esse negócio de tentarmos ser Deus, pode acabar mal.
 
Soltar a imaginação pode ser no mínimo divertido, aventure-se! 

Nenhum comentário: