sábado, 16 de janeiro de 2016

Crise econômica leva rede varejista Walmart a fechar 60 lojas no Brasil

16/01/2016 08:43 - Atualizado em 16/01/2016 08:43

Raul Mariano* - Hoje em Dia


Divulgação
Rede varejista anunciou o fechamento de outras 55 unidades

walmart
A rede varejista Walmart anunciou nessa sexta (15), nos Estados Unidos, um plano para encerrar as operações de 269 lojas pelo mundo. No Brasil, a companhia confirmou o fechamento de 60 pontos de venda. Em Minas, as unidades de Passos, no Sudoeste do Estado, e Ribeirão das Neves, na Grande BH, foram fechadas em dezembro do ano passado.

O motivo da redução, segundo a empresa, foi “o atual ambiente econômico no Brasil”. A Walmart não informou o número de trabalhadores demitidos nas unidades mineiras, mas garantiu, por meio da assessoria de imprensa, que a empresa ofereceu aos funcionários a possibilidade de trabalhar em outras lojas próximas às que foram fechadas. O grupo ainda possui seis lojas em Minas.

Apenas nos EUA, a rede decidiu fechar 154 lojas, incluindo 102 do formato Walmart Express, lojas de tamanho menor que vinham sendo testadas desde 2011. De acordo com a empresa, as operações encerradas pelo Walmart Brasil vinham apresentando baixa performance. As 60 lojas representam 5% do total das vendas da companhia em território brasileiro. Segundo a empresa, vários dos funcionários afetados foram realocados para outras unidades no Brasil.

As operações internacionais do Walmart perderão ao todo 115 pontos de venda. Além dos fechamentos no Brasil, a rede anunciou que outras 55 lojas estão sendo fechadas em outros países da América Latina. O encerramento das operações faz parte de um grande processo de revisão do portfólio de lojas da companhia norte-americana, que até então tinha mais de 11,6 mil pontos de venda no mundo.

No Brasil, a confirmação dos fechamentos ocorre junto com mudanças no alto escalão. Flávio Cotini, atual vice-presidente de Finanças do Walmart Brasil, será o novo presidente e CEO da operação no país. A mudança ocorre após a promoção do atual presidente, Guilherme Loureiro, que assume o Walmart no México e América Central. As trocas de comando passam a valer a partir do dia 1º de fevereiro.

De acordo com a companhia, os fechamentos vão gerar um impacto da ordem de US$ 0,20 a US$ 0,22 no lucro por ação da empresa, sendo que 75% disso está ligado ao encerramento de operações nos Estados Unidos e grande parte do restante diz respeito ao Brasil.

(*Com agências)

Nenhum comentário: