Preocupado com o desgaste da própria imagem após envolvimento em seguidos escândalos, o PT coordena uma emigração estratégica para não esmorecer nas eleições municipais deste ano. O movimento vem ocorrendo especialmente em locais onde a chance de vitória pela sigla é considerada praticamente nula pelos dirigentes, mas deve se intensificar na janela aberta provavelmente em fevereiro, durante a qual os políticos poderão se transferir livremente.


Em Minas Gerais, as legendas preferidas são a novata Rede e o PMDB, além do parceiro PCdoB. Através delas, ou as apoiando, o PT deve tentar abocanhar alguma prefeitura nas cidades-polo do Estado. A avaliação da direção estadual é a de que a intensa rejeição de uma parcela da população deve comprometer especialmente nos municípios maiores e regiões próximas a São Paulo, como o Sul e Triângulo.


“Há um movimento forte de entrada de petistas para a disputa municipal deste ano”, reconhece o presidente do PMDB em Minas, Antônio Andrade.


Quanto às articulações com a Rede, o principal interlocutor petista é o deputado federal Reginaldo Lopes. “São bem-vindos na Rede todos os sujeitos que querem construir uma sociedade melhor, independentemente do partido oriundo. O fato de ser PT não é relevante, mas sim a conduta”, afirma, oficialmente, o porta-voz da Rede em Minas, Léo Santos.


No entanto, um dos principais dirigentes petistas confirma que foi decidido incentivar que expoentes e novos quase filiados se vinculem especialmente à Rede. Em São Paulo, o principal polo de rejeição petista, as principais siglas migradoras são PCdoB e Pros.


Publicamente, o PT mantém o discurso de não diminuir a quantidade no Executivo municipal. A aposta é que o crescimento desde 1996 no número de prefeituras não sofra um baque graças às cidades pequenas, principalmente ao Norte do Estado.


“Apesar de toda a tentativa de desqualificar e desgatar a imagem do partido, não nos sentimos intimidados. Faremos candidaturas em ao menos 200 cidades”, garante a presidente estadual da sigla, Cida de Jesus.

editoria de Arte
Estrela em xeque?