terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Designações de Professores são adiadas em Minas

Liminar

Rumores de suspensão do processo geraram boatos entre professores e associações da área

Professores fazem manifestacao em frente ao Palacio da Liberdade
Polêmica. Professores demitidos por determinação judicial protestaram na semana passada em BH pedindo negociação com o governo
PUBLICADO EM 26/01/16 - 04h00
 
O processo de designação de professores e outros profissionais da educação do Estado mal começou e já enfrenta problemas em pelo menos cinco regionais. A Secretaria de Estado da Educação (SEE) confirmou que nas regionais Metropolitanas A, B e C e na regional de Juiz de Fora, na Zona da Mata, o processo de escolha dos novos profissionais terá que ser adiado.
Os motivos seriam problemas enfrentados por algumas instituições para fornecer todos os dados necessários ao sistema. Além das regionais mencionadas pela SEE, a regional de Conselheiro Lafaiete, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, já divulgou em seu site que o processo foi adiado.

O processo havia sido iniciado ontem em todo Estado, com previsão para terminar na próxima sexta-feira, dia 29.

Liminar. O adiamento causou confusão entre os profissionais que tentavam conferir as vagas. Informações sobre um pedido de liminar que teria barrado todo o processo de designação circularam entre advogados, professores e dirigentes de associações. Há, de fato, uma liminar que pede a suspensão do processo de designação dos profissionais das escolas do Estado, mas a decisão ainda não tinha sido proferida até o fechamento desta edição. 

Sem informações da SEE, várias pessoas procuraram ajuda nas redes sociais e relataram dificuldades em acessar o sistema, enquanto outras divulgaram e-mails de diretores afirmando que a designação estava cancelada.

A confusão acontece poucos dias depois da demissão de cerca de 60 mil servidores da educação do Estado, após a contratação dos mesmos ter sida considerada irregular pelo Supremo Tribunal Federal.


Profissionais procuram informações

Os diretores das escolas pertencentes à Secretaria Regional de Ensino (SRE) Metropolitana B receberam um e-mail afirmando que as designações para as instituições estavam canceladas. Não houve maiores explicações. 

Nas redes sociais, várias pessoas relataram ontem que não estavam conseguindo acessar o sistema para consultar as vagas disponibilizadas pela designação. O processo pode ser feito tanto via on line, como diretamente nas escolas. 

Até o fechamento desta edição, não havia mais informações sobre o processo na página da secretaria. A página ainda informava que as designações vão até o dia 29. O site http://controlequadropessoal.educacao.mg.gov.br/divulgacao foi criado para orientar os servidores. 

Nenhum comentário: