segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

EUA voltam atrás e cancelam em definitivo aposentadoria do A-10

Por em 16 de janeiro de 2016 - Fonte: http://meiobit.com/334944/a-10-warthog-nao-sera-mais-aposentado-pela-defesa-dos-eua/?ref=yfp a-10-thunderbolt-ii_011
O A-10 é um avião feio. Muito feio, daqueles que só a mãe consegue olhar e achar bonito, mas o danado é eficiente! Criado para ser um matador de tanques soviéticos, com o fim da Guerra Fria ele foi marcado para aposentadoria, mas a Guerra do Golfo o chamou de volta.

Quando a Maior Batalha de Tanques desde a Segunda Guerra Mundial durou 20 minutos com o extermínio da guarda republicana de Saddam, chamada exageradamente de Os Imortais, os A-10 ficaram sem ter o que fazer. Começaram a ser usados em apoio de tropas, e meninos e meninas, eles são bons nisso.
Principalmente por causa do canhão GAU-8 Avenger, e por Avenger, estamos falando de Hulk, não Hawkeye.
General Electric GAU-8/A displayed next to a Volkswagen Beetle for size comparison. (U.S. Air Force photo)
Esse monstro dispara 4.200 tiros por minuto. A força do recuo é tão grande que momentaneamente é maior que a potência das duas turbinas GE TF34. Se a munição fosse infinita o A-10 acabaria voando de ré.
Cada tiro desses lança uma bala de 30 mm composta de urânio empobrecido, três vezes mais pesada, duas vezes mais rápida e com o dobro do alcance de qualquer outro canhão embarcado em aviões semelhantes. Se você definitivamente absolutamente completamente quer acabar com o dia de alguém, esse é o caminho:
A10Ammo
Funciona mais ou menos assim: como a munição é supersônica, você só sente o tiro quando ele estiver entrando delicadamente por sua calota craniana. Em seguida o barulho das balas atingindo tudo a seu redor. O barulho dos disparos você só escuta quando já estiver escolhendo suas virgens.
Com tudo isso o Pentágono ainda assim odeia o A-10. Ele é empecilho para o projeto do F-35, o maior buraco negro de dinheiro da História dos EUA. Ele é projetado para fazer de tudo um pouco, sem ser excelente em nada e no caso do A-10 é o sucessor de algo que funciona perfeitamente.
De tempos em tempos tentam aposentar o A-10 para justificar a compra de mais F-35, mas agora que o cinto está apertado está complicado fazer funcionar a lógica de que é preciso comprar um avião de US$ 100 milhões para substituir um de US$ 18 milhões que funciona perfeitamente.
Tão complicado que parece que desistiram de vez. No próximo orçamento de defesa vão sair verbas para renovação e manutenção da frota de A-10, que permanecerão voando por muitos e muitos anos, para alegria dos soldados e desespero do Achmed.

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