segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Gênese da corrupção no Brasil


11/01/2016

Sebastião Luiz de Mello (*)
Hoje em Dia

Os historiadores garantem que a corrupção no Brasil começou na época da descoberta. A carta que Pero Vaz de Caminha enviou ao rei Dom Manuel em 1500 para dar notícias sobre a descoberta traz no final um exemplo desta famigerada tradição: ele pedia a volta de seu genro para Portugal, que estaria degredado na África por ter roubado uma igreja. Assim, o império que nos colonizou trouxe consigo a semente da corrupção, com práticas nocivas de nepotismo, clientelismo e tráfico de influência.

Alguns estudiosos consideram que o surgimento da corrupção está relacionado com o uso de degredados no início da colonização. Mas a maioria desses especialistas discorda deste ponto de vista, uma vez que os degredados cometeram pequenos delitos, relacionados mais com a religião ou a moral sem nenhum problema de conteúdo.

Em 1547, o desembargador Pero Borges julgado pelo rei de Portugal Dom João III, por desvios de verbas na construção de um aqueduto, foi posteriormente nomeado pelo mesmo monarca ao cargo de ouvidor geral do Brasil, equivalente ao de ministro da Justiça. Em poucos anos, foi designado para função mais importante, a de provedor-mor da Fazenda – espécie de ministro da economia – para tomar conta do erário público. E, como esperado, o ilustre ministro envolveu-se em diversas falcatruas.

Laurentino Gomes, autor de livros sobre a história do Brasil, conta que Dom João VI, ao desembarcar no Rio de Janeiro em 1808, recebeu como “mimo” do traficante de escravos Elias Antônio Lopes a melhor casa da cidade. Isso assegurou a ele a condição de “amigo do rei” e foi seu passaporte de entrada na Corte. Depois disso, Elias ganhou muito dinheiro e títulos de nobreza. Também os fazendeiros, senhores de engenho e outros membros da elite estabeleceram com a Corte o costume do “toma lá, dá cá” e da “caixinha” – desvio de dinheiro – práticas que estão enraizadas até hoje.

Mas a corrupção no Brasil não acontece somente no âmbito dos grandes escândalos. Pesquisa do Centro Universitário UniCarioca, do Rio de Janeiro, com 1.100 alunos dos ensinos médio e superior, com idades entre 16 e 30 anos, indicou que a corrupção acontece também no dia a dia acadêmico. A pesquisa aponta que 58% dos alunos já pediram para colocar nome em trabalho de grupo sem ter participado; 68% já copiaram textos da internet para os trabalhos; 59% assinaram lista de presença em nome do colega; 69% colaram em provas.

O certo é que a corrupção vem crescendo de forma exponencial com formatos cada vez mais complexos: mensalão, dinheiro na cueca, operações Lava Jato e Zelotes e petrolão. E, pasmem, o esquema da Petrobras está até concorrendo a um prêmio internacional: o de maior escândalo de corrupção do mundo.

A organização não governamental Transparência Internacional (TI) abriu votação em 9 de dezembro até 9 de fevereiro para escolher o escândalo mais representativo. Concorrem com a Petrobras os casos do Banco Espírito Santo, de Portugal; do ex-presidente da Tunísia, Zine Al Abidine Bem Ali; da Fifa; do ex-presidente do Panamá, Ricardo Martinelli; entre outros. Note que alguns desses escândalos contam com participação de brasileiros. A votação faz parte da campanha “Desmascarar a Corrupção”, para alertar os casos mais simbólicos que beneficiam poucos à custa de muitos.

Devemos lutar contra esse grande mal que afeta o país e acarreta um colossal desafio para os órgãos de combate e prevenção à corrupção, para as organizações públicas e privadas, para as classes trabalhadoras e para nós, profissionais de Administração.

(*) Presidente do Conselho Federal de Administração (CFA)

Nenhum comentário: