quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Minas Gerais fechou 2015 com déficit maior que o esperado, diz governo

28/01/2016 12h51 - Atualizado em 28/01/2016 12h57

Diferença entre o que MG arrecadou e gastou foi de R$ 9 bilhões.
Segundo governo, um dos motivos foi a queda na arrecadação do ICMS.

Do G1 MG
O governo de Minas Gerais reconheceu, nesta quinta-feira (28), durante a apresentação do relatório de gestão fiscal do estado, na Cidade Administrativa, na Região de Venda Nova, em Belo Horizonte, que a situação financeira do estado é preocupante. O ano passado fechou com um déficit maior que o esperado.
O déficit, a diferença entre o que Minas arrecadou e gastou no ano passado, foi de R$ 9 bilhões. O primeiro motivo foi a queda na arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
De acordo com o secretário de estado de estado da Fazenda, José Afonso Bicalho, houve uma queda de 10% na arrecadação, principalmente nos setores de venda de veículos, siderurgia e a indústria de uma forma geral, exemplificou Bicalho.
Outro que levou a diferença nas contas foi o aumento com o gasto dos salários dos funcionários públicos, e aconteceu ainda um aumento da dívida do governo de Minas com o governo federal, isso em função da alta do dólar.
O governo prevê que 2016 será um ano de contas apertadas, com ajustes nos gastos e expectativa de arrecadar mais impostos.

Nenhum comentário: