segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Pimentel tem prova de fogo hoje

Amália Goulart
Amália Goulart
amaliagoulart@hojeemdia.com.br
  

11/01/2016

Os sindicatos de servidores públicos reúnem-se hoje à tarde para decidir se entram em greve. Caso decidam pela paralisação, será a maior desde que o governo do petista Fernando Pimentel assumiu a gestão estadual. Em 2015, alguns protestos isolados ocorreram, como a operação padrão na Secretaria de Meio Ambiente. Porém, nada que causasse preocupação em lideranças do governo.

Mas agora os servidores estão em maior número. E a reclamação tem relevância proporcional: os atrasos salariais.

Se entrarem em greve será uma derrota para a administra Pimentel, que ganhou a campanha de 2014 tendo como aliados os servidores estaduais. E, além do pagamento dos salários, o governo tenta fechar a conta para pagar o reajuste no piso dos professores. Até o momento, não foi informado qual a contabilidade que será usada para não desrespeitar a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que impõe limite para gastos com a folha de pagamentos.

Aposta
Já está certo no Palácio da Liberdade que o governador Fernando Pimentel (PT) disputará a reeleição. A chapa será composta tendo o presidente da Assembleia Legislativa, Adalclever Lopes (PMDB) na posição de vice. Os candidatos ao Senado serão o deputado federal Reginaldo Lopes (PT) e o atual vice-governador Antônio Andrade (PMDB).

Mais queridos
Na lista do primeiro escalão daqueles mais queridos pelo governador Fernando Pimentel certamente está o presidente da Cemig, Mauro Borges. Se não fosse a Acrônimo ele teria até mesmo algum papel eleitoral neste ou no próximo pleito. Borges faz parte do círculo de confiança e amizade de Pimentel e, até o momento, não será demitido ou exonerado da Cemig. Não por vontade de governador. Ele, assim como secretários como Miguel Corrêa, José Afonso Bicalho e Helvécio Magalhães têm passe garantido até o fim da gestão.

Aliás, existem outros menos queridos que, também não serão exonerados, mas devem ficar atentos ao navegar do barco. Cuidam das três áreas que mais aparecem nas pesquisas como anseios da população...

Nenhum comentário: