A paralisação de servidores públicos de diversas áreas, prevista para ocorrer na próxima quarta-feira (27), foi suspensa. A decisão foi tomada em uma reunião da Coordenação Intersindical dos Trabalhadores do Serviço Público do Estado de Minas Gerais na tarde desta terça-feira (19). O grupo é formado por 14 sindicatos e seis associações de servidores públicos, entre as quais representantes de servidores administrativos, policiais civis e agentes penitenciários.

A definição foi tomada com base na divulgação feita pelo governo do Estado, na semana passada, do calendário de pagamento dos salários dos servidores no primeiro trimestre. Para quem ganha até R$ 3 mil líquido, o pagamento será feito de forma integral no quinto dia útil. Ao todo, 75% dos servidores do Estado estão inseridos nesta faixa. Atrasos e escalonamento de salários foram anunciados para aqueles que ganham acima de R$ 3 mil, que receberão em duas ou três parcelas.

"Foi definida a suspensão da paralisação porque a maioria dos sindicatos é formada por servidores que não terão alteração nos pagamentos. Entretanto, vamos continuar mobilizados, pois temos outras demandas, como o reajuste salarial e o pagamento do prêmio de produtividade referente a 2013 e 2014", afirma Geraldo da Conceição, da Coordenação Intersindical.
Representatividade
De acordo com estimativa da entidade, a coordenação representa cerca de 25% do total dos servidores do Estado por meio de sindicatos e associações. "Entre os representados, há aqueles que recebem mais e terão atrasos, mas a decisão foi tomada pela maioria", observa o sindicalista.

A paralisação do dia 27 de janeiro foi prometida no início do mês, quando o governo do Estado anunciou que atrasaria os salários dos servidores referentes ao mês de dezembro, pagos em janeiro. Ao invés de receber no quinto dia últi (8 de janeiro), o depósito foi realizado apenas no dia 13.