sábado, 20 de fevereiro de 2016

A maior crise da História

  
20/02/2016 - Hoje em Dia

Aristoteles Drummond - Jornalista, escritor e historiador


A crise é a maior da história. E a mais completa. Reúne ingredientes que isolados já seriam explosivos. Mas estão todos no palco e a plateia perplexa sem saber o que fazer, como fazer e quando fazer, e com quem contar.

A operação mãos limpas estaria a exigir do Judiciário a criação de câmaras especiais para dar celeridade a esses processos de corrupção a partir das operações da Polícia Federal. Como está, a impunidade estará garantida pela própria legislação e a demora da decisão dos tribunais. A opinião pública passou da fase de indignação.

O Judiciário, mais de um ano após a posse dos eleitos em 2014, ainda não julgou contas de campanha. Na vigência da Constituição de 46, a melhor que tivemos, a Justiça Eleitoral tinha prazos cumpridos com rigor.

A crise na economia vai num crescer assustador e a previsão mais realista fala em um final de semestre trágico, com grandes empresas pedindo a recuperação judicial, novo nome da concordata, e a inadimplência abalando bancos, como, aliás, já ocorre na Europa. As consequências no emprego e nas contas públicas são profundas e abalam toda a população.

Nas grandes cidades, a crise no comércio, grande empregador, é evidente pela quantidade de lojas fechadas nas ruas e nos centros comerciais. A CNC já estima em mais de 100 mil empregos perdidos em um ano.

Na falência do setor público, assumem proporções de calamidade as questões da saúde e da segurança pública. Um quadro comum em muitos países latino-americanos ou africanos. Candidatos ao Primeiro Mundo, estamos chegando ao quinto. E tem estatais pagando a seus dirigentes salários e regalias substancialmente aumentados, como em Minas. Falta autoridade, comando, coragem. E sobram comprometimentos que inibem o exercício do poder.

A democracia é uma vontade popular, garantida pela mídia e pelas Forças Armadas. O Congresso Nacional e as assembleias estaduais, casas onde se chega pela vontade do povo, vivem momento de grande desgaste. E pouco fazem para recuperar credibilidade junto à população.

Ninguém sabe para aonde vamos. Não temos guias que saibam conciliar a nação. A questão é muito subjetiva, como mostrou o fenômeno Tancredo Neves em 1984, unindo oposição e dissidência do governo, para inaugurar uma transição em paz. Sua sombra foi de tal monta que, morto, continuou a ditar as regras da conciliação nacional, apoiada nas Forças Armadas, nas lideranças políticas e na sensibilidade e experiência do seu vice, presidente José Sarney.

Antes, em 1964, quando o carismático líder Carlos Lacerda quis fazer do movimento que uniu civis e militares instrumento de sua ambição pessoal, que dividiria o país irremediavelmente, foi a determinação do presidente Castelo Branco que barrou o projeto pessoal e manteve a unidade do grupo que assumiu o poder.

Hoje, carecemos de uma liderança forte, de união, não apenas na política partidária, como nas forças vivas da sociedade, até aqui presentes nos momentos mais graves da República. Militares, empresários e intelectuais.

Perdemos nessa crise referências positivas, como a moeda. A eleição de Fernando Collor, e depois de Lula, frustrou esperanças de um novo Brasil. FHC deixou-se macular no processo da reeleição e agora chega a criticar a eventual prisão do ex-presidente Lula, mesmo diante da confirmação de graves malfeitos. Em entrevista no número de Carnaval da revista “IstoÉ”, o ex-senador Pedro Simon, do alto de sua experiência de meio século de mandatos e 86 anos de idade, teve a coragem de lembrar que Itamar Franco foi o personagem mais importante de nossa história contemporânea. E foi mesmo, tendo mostrado espírito público em mais de uma ocasião.

Nos estados, existem referências locais para uma situação emergencial, que reúnem a confiança popular e das forças econômicas, como foi referido aqui o ex-senador, ministro e vice-governador Arlindo Porto. No âmbito nacional, é preciso se encontrar um nome de união, o que o embate ideológico vem prejudicando.

O PSDB, maior partido de oposição, tem em seu diretório paulista um saco de gatos, em que sempre aparece como fator desestabilizador o senador José Serra, que por duas vezes permitiu a eleição do PT, tamanha rejeição que causa no eleitorado mais conservador. E continua a dividir a oposição ao PT.
 

Nenhum comentário: