quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

LULA: Antena foi presente de amigo

Celular

Ex-sindicalista conseguiu viabilizar equipamento da Oi em sítio com aval de empreiteiro investigado

APOIO
Companheiros. Alvo de acusações de favorecimento, ex-presidente Lula recebeu ontem a visita de deputados federais em São Paulo
PUBLICADO EM 18/02/16 - 04h00- O Tempo
São Paulo. Amigo do ex-presidente Lula, o ex-sindicalista José Zunga Alves de Lima foi o responsável por conseguir a instalação, em 2010, de uma antena de celular da operadora Oi próxima ao sítio frequentado pelo petista e sua família em Atibaia, no interior de São Paulo.
Segundo reportagem da “Folha de S. Paulo”, Zunga, funcionário da Oi, fez gestões internas na empresa para que a antena fosse colocada como um “presente” para o petista.
Na Oi, o pedido foi conduzido pelo então diretor João de Deus Pinheiro Macedo e teve aval de Otávio Marques de Azevedo, presidente da AG Telecom, uma das controladoras da Oi e parte do grupo Andrade Gutierrez.
A Andrade é acusada de participar do esquema de corrupção na Petrobras investigado na operação Lava Jato. Azevedo, principal executivo do grupo, ficou preso por quase oito meses e é réu sob acusação de corrupção e lavagem de dinheiro. As acusações não envolvem a Oi. A instalação da torre próxima ao sítio pela Oi foi revelada nesta semana pelo jornal “Valor Econômico”.
Para construir a antena, a operadora – que tem o BNDES e fundos de pensão estatais como sócios – precisou alugar um terreno a cerca de 100 metros da entrada da propriedade rural frequentada pelo presidente. Cálculos de engenheiros de telecomunicações indicam que a obra custou cerca de R$ 1 milhão entre equipamentos, licenças e taxas.
A antena da Oi é mais um indício, difundido por testemunhas e depoimentos colhidos pelo Ministério Público de São Paulo, de que uma espécie de consórcio informal de empresas dirigidas por amigos do ex-presidente bancou obras e melhorias no sítio.
Pelo menos três empresas teriam participado das reformas: a Usina São Fernando, do pecuarista e amigo do ex-presidente José Carlos Bumlai, além de Odebrecht e OAS. As três são investigadas pela Lava Jato, que passou a apurar o uso do sítio por Lula. Os trabalhos na propriedade foram iniciados em outubro de 2010, quando o petista ainda estava na Presidência.
Segundo a Anatel, a antena está equipada com tecnologias 2G e 3G, que permite chamadas de voz e acesso à internet. Só as estações da Oi espalhadas pela área urbana de Atibaia têm a mesma especificação. Nenhuma concorrente – Vivo, TIM, Claro e Nextel – cobre a zona rural da cidade.
Lei x prestígio
Cobertura. Por lei, as operadoras são obrigadas a instalar antenas para garantir que pelo menos 80% da área do município tenha acesso aos sinais. Caso contrário, são multadas pela Anatel. Naquele momento, a legislação do setor não obrigava as teles a garantir cobertura na área rural. Mesmo assim, muitas delas acabaram instalando estações em estradas e até em vilas ou distritos desde que existisse “apelo comercial”. Ainda segundo as empresas, os pedidos de políticos e empresários são frequentes. Mas raramente são atendidos devido aos custos envolvidos.
Regalias
Sinal. O sítio em Atibaia (SP) frequentado pelo ex-presidente Lula e seus familiares dispõe de cobertura de celular sem os inconvenientes de sinal fraco em áreas não urbanas. Os moradores de Atibaia referem-se a ela como a “antena do Lula”. O equipamento não está no ponto mais alto da região e não segue o traçado das rodovias que dão acesso a Atibaia, diferentemente das outras 18 torres que a Oi mantém na cidade. As operadoras Tim (com 18 torres na região) e Vivo (27 torres) não instalaram nenhuma antena próxima do sítio.
PF pediu prisão de funcionário

São Paulo e Curitiba
. A Polícia Federal (PF) pediu em outubro de 2015 a prisão temporária e as quebras dos sigilos telefônico, bancário e fiscal de José Zunga Alves de Lima, ex-sindicalista ligado ao PT e atual funcionário da empresa de telefonia Oi, que instalou uma antena de celular ao lado do sítio Santa Bárbara, em Atibaia, frequentado pelo ex-presidente Lula e alvo de investigações da força-tarefa da operação Lava Jato.

Amigo de Lula, Zunga teve pedido de prisão por suspeita de ser um dos contatos no governo federal das empresas Andrade Gutierrez e Odebrecht – líderes do cartel alvo da Lava Jato. “Otávio Marques conversa com a pessoa de ‘Zunga’, identificado como sendo José Zunga Alves de Lima, sindicalista e funcionário da Oi, o qual parece ser um contato com trânsito no alto escalão do governo federal”, informa representação da PF em que foi pedida a prisão. O juiz Sérgio Moro, no entanto, negou a solicitação. As investigações, no entanto, seguem sob sigilo.

O nome de Zunga caiu no radar da Lava Jato após análise do material apreendido com os ex-presidentes da Andrade Gutierrez, Otávio Marques Azevedo, e Odebrecht, Marcelo Bahia Odebrecht. A Andrade era uma das controladoras da Oi até o ano passado.

Para a Polícia Federal, os indícios apontam que Zunga é um dos contatos de Otávio Azevedo no governo federal. O amigo de Lula fez carreira no sindicalismo no setor de telefonia, foi dirigente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) do Distrito Federal.

Nenhum comentário: