terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Professores mineiros cobram reajuste salarial prometido à categoria

02/02/2016 12:27 - Atualizado em 02/02/2016 12:27

Alessandra Mendes - Hoje em Dia


Alessandra Mendes/Hoje em Dia
Professores mineiros cobram reajuste salarial prometido à categoria

Representantes do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-Ute) se reúnem nesta tarde de terça-feira (02) com parlamentares da bancada do governo na Assembleia Legislativa. Os professores discutem com deputados da base a pauta de reivindicação frente às ações do atual governo, que anunciou o parcelamento dos salários e que não teria dado garantia que vai pagar o reajuste do piso salarial da categoria, como foi acordado no ano passado e consta na lei.

O reajuste do piso nacional, divulgado pelo Ministério da Educação, é de 11,36%. De acordo com o Sind-Ute, a folha de janeiro já estaria fechada e o aumento não foi implementado. Os deputados discutem a situação após o sindicato ter anunciado uma manifestação para a próxima sexta-feira (5).

A categoria ainda questiona o processo de designação feito pelo Estado com relação aos cargos vagos após o desligamento dos ex-efetivados pela Lei 100. Profissionais grávidas e doentes teriam sido desligados no meio da licença.

De acordo com o deputado Rogério Corrêa (PT), já foi agendada uma reunião para representantes do Sind-Ute e secretários do governo para discutir a situação. O encontro será às 17 horas desta quarta-feira (3) e está prevista a presença do secretário de Governo, Odair Cunha, e da secretaria da Educação, Macae Evaristo.

Nenhum comentário: