segunda-feira, 14 de março de 2016

À Polícia Federal, Lula ataca promotor que o denunciou: 'Mande prendê-lo'

Ex-presidente se irrita em depoimento e diz que 'a mãe e a mulher' do promotor Cássio Conserino deveriam depor sobre tríplex

Por: Marcela Mattos e Felipe Frazão, de Brasília - Atualizado em
O promotor de justiça Cássio Conserino
O promotor de Justiça Cássio Conserino, que apresentou denúncia contra o ex-presidente Lula por lavagem de dinheiro e falsidade ideológica e pediu a prisão preventiva do petista por atentar contra a ordem pública(Divulgação/Agência Brasil)
Sem responder às principais perguntas feitas pela Polícia Federal sobre as suspeitas de ter sido beneficiado com recursos desviados dos cofres da Petrobras, o ex-presidente Lula aproveitou o depoimento feito aos investigadores para, como já é praxe, atacar aqueles que tentam aproximá-lo dos malfeitos instalados na principal estatal brasileira. O petista colocou no centro do bombardeio o promotor Cássio Conserino, que apresentou denúncia contra ele por lavagem de dinheiro e falsidade ideológica e pediu a prisão preventiva do ex-presidente por atentar contra a ordem pública.
Em depoimento prestado no último dia 4 de março, Lula repetiu diversas vezes que os investigadores deveriam fazer as perguntas ao promotor, e não a ele. "Se você está atrás da verdade, você mande prender um cidadão do Ministério Público, que diz que o apartamento é meu. Mande prendê-lo".
Conserino conduziu um procedimento investigatório criminal e denunciou à Justiça de São Paulo o ex-presidente por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro, ao ocultar a propriedade de um tríplex na Praia das Astúrias, em Guarujá (SP). O promotor sustenta que o apartamento foi reformado pela empreiteira OAS para Lula e a ex-primeira-dama Marisa Letícia, também acusada de ocultar a posse do imóvel. O promotor ainda denunciou o filho mais velho do casal, o empresário Fábio Luís, o Lulinha, por participação no crime de lavagem de dinheiro.

"Eu tenho uma história de vida, a minha mulher com 11 anos de idade já trabalhava de empregada doméstica e minha mulher prestar um depoimento sobre uma p... de um apartamento que não é nosso?! Manda a mulher do procurador vir prestar depoimento, a mãe dele. Por quê que vai minha mulher?", questionou o ex-presidente.
Ao delegado Ricardo Hiroshi, Lula afirmou ainda que Conserino "conta uma mentira" e que ele é "obrigado a ficar respondendo a mentira dele". "O que não é possível é que a gente trabalhe tanto para criar uma instituição forte nesse país e dentro dessas instituições pessoas que não merecem estar nessa instituição estejam a serviço de degradar a imagem de pessoas. Não sou eu que tenho que provar que o apartamento é meu, ele é que vai ter que provar que é meu. Eu espero que ele tenha dinheiro para depois pagar e me dar o apartamento", afirmou o petista.
Lula também fez um desabafo: "Eu já estou de saco cheio disso, essa é a verdade, estão gravando aqui para ficar registrado. Eu estou de saco cheio de ficar respondendo bobagens".

Nenhum comentário: