quarta-feira, 9 de março de 2016

Bloquear celular roubado fica mais fácil para cliente

Telefonia

Consumidor precisa agora só informar o número da linha

O Tempo 
PUBLICADO EM 09/03/16 - 03h00
Brasília. Já está mais fácil para o consumidor bloquear celulares roubados, extraviados ou perdidos. A decisão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) passou a valer desde ontem, dia 8. O usuário precisa apenas informar o número da linha para a operadora. Antes, era necessário repassar os cerca de 15 números que compõem o identificador chamado “Imei” – espécie de chassi dos aparelhos, que pode ser visualizado ao se digitar *#06#. Ele também pode ser localizado na parte traseira do aparelho, em geral perto da bateria, caso o celular esteja descarregado.
Outra novidade é a possibilidade de o usuário dar início ao processo de bloqueio do aparelho na delegacia de polícia, na hora do registro da ocorrência. Hoje, as polícias civis de Bahia, Ceará e Espírito Santo já têm acesso ao sistema que permite o bloqueio. Em breve, a funcionalidade estará disponível também para a Polícia Federal e para as polícias civis de Goiás, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo. As demais ainda precisam ter acesso ao sistema através da Anatel.
Listagem internacional. Basta ao consumidor fazer a ocorrência nas delegacias para, automaticamente, o celular ser incluído em uma lista que contém aparelhos roubados, extraviados ou perdidos tanto no Brasil como em 44 países. No caso de aparelhos com dois chips, o ideal é informar o número das linhas às duas operadoras.
Segundo o superintendente de Planejamento e Regulamentação da Anatel, Alexandre Bicalho, “o roubo de celulares já estava virando uma indústria no país”, inclusive, com a comercialização de aparelhos roubados no exterior. “Por isso, a consulta terá também uma base internacional com mais de 30 milhões de registros de celulares roubados nesses 44 países”, esclareceu Bicalho.
Nos casos em que a pessoa perdeu e depois encontrou o celular, será possível desbloqueá-lo junto à operadora. Já os roubados que tenham sido localizados pela polícia poderão ser devolvidos ao proprietário. Basta o policial consultar a lista, caso tenham sido bloqueados.
Nota fiscal
Mais. Outra medida obriga transportadores e lojistas a incluírem na nota fiscal o identificador do celular. Isso possibilitará a identificação dos aparelhos em caso de roubo de cargas ou nas lojas.

Nenhum comentário: