segunda-feira, 21 de março de 2016

Bloqueio de celular furtado ou roubado fica mais fácil

Marciano Menezes
Marciano Menezes
mmenezes@hojeemdia.com.br


21/03/2016

As pessoas que perderam o celular ou tiveram o aparelho furtado ou roubado terão agora mais facilidade para fazer o bloqueio desses equipamentos nas operadoras. Uma nova medida da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) desburocratizou esse serviço, bastando o consumidor informar somente o número da linha telefônica. Antes dessa decisão do órgão regulador, que entrou em vigor no início deste mês, era necessário fornecer o IMEI, uma sequência de nove números, equivalente ao chassi de um carro, que fica logo atrás da bateria ou na nota fiscal.

Já para os aparelhos furtados ou roubados em lojas ou direto das transportadoras, os empresários ainda terão que informar os IMEIs dos aparelhos. Isso porque, como ainda não foram habilitados nas operadoras, não possuem o número da linha.
Com a decisão, a Anatel quer coibir da prática do crime e evitar o crescente comércio de celulares que são roubados ou furtados diariamente de pessoas, de lojas ou mesmo de transportadoras.

Após a comunicação do extravio, furto ou roubo, os números dos aparelhos são incluídos no Cadastro Nacional de Estações Móveis Impedidas (Cemi), sistema coordenado pela Anatel e administrado pelas operadoras. Hoje, na base de dados do Cemi existem cerca de 6,5 milhões de celulares registrados, que não podem mais ser utilizados.

Antes de comprar qualquer aparelho usado, o consumidor também pode fazer uma consulta na internet para saber se há alguma restrição do equipamento. Para isso, basta acessar o endereço ‘consultaaparelhoimpedido.com.br’ e informar o IMEI do celular.

Para evitar adquirir aparelhos furtados, o coordenador do Procon da Assembleia Legislativa de Minas, Marcelo Barbosa, recomenda que o consumidor sempre faça a consulta sobre as condições do celular no Cemi. Ele ensina também que para obter o número do IMEI com mais facilidade, as pessoas podem digitar *#06#, sempre com o equipamento ligado.

Nenhum comentário: