quinta-feira, 17 de março de 2016

Chegada de Lula à Casa Civil altera composição de ministérios

Mudanças devem atingir quatro ministérios e comando do Banco Central

da Redação - Época

Ao assumir o posto de ministro-chefe da Casa Civil do governo de Dilma Rousseff Luiz Inácio Lula da Silva não só altera os rumos da Operação Lava Jato, da Polícia Federal, como também refletirá em uma nova composição da equipe de governo. O aceite do ex-presidente deve ser acompanhado de uma pequena reforma ministerial, com, pelo menos, quatro mudanças nas pastas e no comando do Banco Central.
No encontro com a presidente no Palácio da Alvorada, nesta quarta, antes do anúncio, Lula cobrou alterações na política econômica e sugeriu nomes para outras pastas estratégias do governo federal.
images (5).jpg
 
Os ministérios da Comunicação Social, do Esporte, da Educação e das Relações Exteriores podem ter novos comandantes em breve. Além de acomodar aliados, a ideia das mudanças seria tentar afastar o fantasma do processo de impeachment que assombra a presidente Dilma.
Para o Banco Central, Lula sondará Henrique Meirelles, que também esteve à frente do cargo na administração do petista. O ministro Alexandre Tombini disse a interlocutores que caso a entrada do petista envolva uma guinada econômica, ele não toparia continuar à frente da autoridade monetária.
Lula cogita alocar Henrique Meirelles no Banco Central. Ideia que desagrada o atual presidente da instituição, Alexandre Tombini. Nos ministérios, especula-se que Edinho Silva sairia da Comunicação Social para assumiar a pasta dos Esportes e, em seu lugar, asusmiria Franklin Martins, que também já esteve no cargo durante o governo Lula.
As mudanças devem ser anunciadas até o fim da próxima semana e Lula deve tomar posse no cargo na próxima terça-feira (22).
Com a entrada de Lula na Casa Civil, o então ministro Jaques Wager foi transferido para o gabinete da Presidência da República. O Planlado anunciou ainda o deputado federal Mauro Lopes (PMDB-MG) como novo ministro da Secretaria da Aviação Civil.

Nenhum comentário: