quinta-feira, 17 de março de 2016

Cientista político sugeriu a Lula usar “ministério” para se proteger de Moro


Alberto Carlos de Almeida qualifica o juiz como “tucano” e “Opus Dei”

ALINE RIBEIRO
17/03/2016 - 07h00 - Atualizado 17/03/2016 07h00- Época - Expresso
Lula na saída do encontro com Renan Calheiros e senadores em Brasília nesta quarta-feira (9) (Foto: EFE/Fernando Bizerra Jr)
Numa ligação de cinco minutos e quinze segundos no dia 08 de março com o cientista político Alberto Carlos Almeida, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva quase não fala. Praticamente só ouve. Na conversa gravada pela Polícia Federal, Almeida fazia uma avaliação incisiva da situação jurídica de Lula diante da acusação recente de que as “palestras” ministradas por ele foram pagas com dinheiro desviado da Petrobras por empreiteiras. “Eles já te condenaram. Não tem defesa jurídica que salve. É uma decisão individual do cara de Curitiba (o juiz Sergio Moro)... Quando toma a decisão, acabou. É uma guerra política. O cara lá, o juiz, é um tucano. Formação, Opus Dei... Está na mão dele, da cabeça dele. Vai que ele é maluco o suficiente para tomar uma decisão nessa direção”.
Lula permanece em silêncio, continua atento à fala do conselheiro. Almeida então sugere o que diz considerar ser a única saída para Lula: “Você tem uma coisa na sua mão hoje. É ministério. Usa, caralho. Vai ter porrada? Vão criticar? E daí? Ai você resolve um outro problema. Que é o da governabilidade. Você e Dilma dependem um do outro, cacete”. Diretor do Instituto Análise, Almeida afirma na ligação que fez o que chama de “balão de ensaio” com seus clientes. Na hipótese testada, Lula seria o novo ministro do governo e Antonio Palocci assumiria a Fazenda. “Os caras começaram a me ligar. ‘Vai acontecer isso?’. Cara, acaba a crise. Põe o mercado no bolso e faz o que tem de ser feito. Só o PT tem isso. Os dois quadros que acabam a crise. Vai fazer o quê? Que arranjo vocês estão esperando?”, diz Almeida. Lula se mantém reticente. “Não to esperando nenhum arranjo, não. Para mim essa hipótese é muito difícil. Na verdade, ela (a presidente Dilma Rousseff) até já ofereceu. Mas eu vou ter conversas hoje. Depois te ligo”, afirma Lula.
Procurado por EXPRESSO, Alberto Carlos confirmou a conversa com o ex-presidente e disse que só Lula “seria capaz de tornar o país governável”.

Nenhum comentário: