terça-feira, 22 de março de 2016

Comissão da ALMG nega título de Cidadão Honorário a Sérgio Moro

Política

Requerimento foi feito pelo deputado Sargento Rodrigues (PDT) e derrotado na Comissão de Segurança Pública por 3 votos a 2

1
O paranaense Sérgio Moro está à frente da operação Lava Jato
PUBLICADO EM 22/03/16 - 11h52
Um requerimento de título de Cidadão Honorário mineiro para o juiz Sérgio Moro foi negado pela da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais nesta terça-feira (22).
A solicitação foi apresentada pelo deputado Sargento Rodrigues (PDT) na última terça-feira (15), em reconhecimento pelos serviços prestados pelo paranaense Moro à nação brasileira, por meio da operação Lava Jato, que investiga esquema de propinas na Petrobras.
Na mesma data, porém, dois deputados do PMDB e um do PT apresentaram outro requerimento, pedindo o adiamento da votação. "Nós estamos acompanhando o trabalho do juiz Sérgio Moro, principalmente no combate ao crime organizado. Por isso, no dia 15, nós decidimos aportar o requerimento na Comissão de Segurança Pública para pedir aprovação e conceder o título a ele, mas deputados (do PMDB e PT) pediram o adiamento da votação do título e de outros requerimentos, mas o alvo deles era barrar o título para o juiz Moro", contou Rodrigues.
"E essa não é a primeira vez que o juiz Moro se destaca no cenário nacional, no combate às praticas delituosas. Ele também esteve à frente da operação Farol da Colina (2004), que prendeu diversas pessoas por crimes de formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, corrupção ativa e passiva... Contra os crimes do colarinho branco, historicamente os mais difíceis de serem combatido no país. Não é o Sérgio Moro que precisa do título de cidadão mineiro, não! Nós é que temos que reconhecer o seu trabalho. As ruas já reconheceram o trabalho dele", ressaltou.
O requerimento do título de Cidadão Honorário foi derrotado por três votos a dois, na manhã desta terça. Segundo Rodrigues, ele e o deputado João Leite (PSDB) votaram pelo concessão do título. Votaram contra os deputados Durval Ângelo (do PT e líder de governo na Assembleia); Cristiano Silveira (do PT e presidente da Comissão de Direitos Humanos), e o deputado João Alberto (PMDB).
"Em face da derrota, eu e o deputado João Leite pedimos uma reunião especial para homenagear a força-tarefa da operação Lava Jato. Essa homenagem dispensa votação; depende apenas das 26 assinaturas dos deputados e do deferimento do presidente da Casa", finalizou Rodrigues.

Nenhum comentário: