sábado, 12 de março de 2016

Lula é estrela em delação de Delcídio, mas vídeo de depoimento complicará Dilma e Cardozo

Por: Severino Motta
Lula e Dilma: radiante, abatida/abatido, radiante
Todos na delação
Quem teve acesso à delação de Delcídio do Amaral diz que o ex-presidente Lula é a grande estrela dos depoimentos.
Ou, em outras palavras: Lula é a pessoa contra quem existe o maior número de elementos para um processo criminal.
Publicidade
Devido aos detalhes fornecidos por Delcídio sobre a operação para abafar a delação de Nestor Cerveró, envolvendo o filho de José Carlos Bumlai, a aposta é de que Lula terá que aumentar, e muito, sua banca de advogados para tentar sobreviver ao duro processo que enfrentará.
Além disso, a delação de Delcídio traz indícios da participação de Dilma Rousseff e de José Eduardo Cardozo no suposto esquema formado para derrubar a Lava-jato no STJ através da nomeação do ministro Marcelo Navarro Ribeiro Dantas.
A avaliação é de que, do ponto de vista criminal, ainda é preciso avançar nas investigações para a formação de um juízo condenatório.
O problema mais imediato, no entanto, será a repercussão política da delação.
E, nesse caso, uma imagem valerá mais do que mil palavras.
Isso porque, se as revelações de Delcídio no papel já são chocantes, o vídeo em que ele narra as peripécias do governo para derrubar a operação será devastador.
Falando com firmeza e riqueza de detalhes, Delcídio não deixa dúvidas de que sabe exatamente o que foi feito contra a Lava-jato e passa uma enorme credibilidade a quem o assiste.
Quem conhece o material acredita que será muito difícil para Dilma e Cardozo manterem seus capitais políticos após a exibição do vídeo dos depoimentos.

Nenhum comentário: