sexta-feira, 18 de março de 2016

Lula questiona em áudio 'palhaçada da denúncia do MP'

Novas conversas

Sérgio Moro liberou também outras escutas sobre os filhos do ex-presidente, a assessora particular dele, Clara Ant, e o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto

Sérgio Moro
O juiz Sergio Moro divulga novos áudios
PUBLICADO EM 17/03/16 - 20h13
O juiz federal Sérgio Moro, da primeira instância da Justiça Federal em Curitiba, liberou nesta quinta-feira (17) novos áudios interceptados pela Polícia Federal (PF) nos aparelhos telefônicos usados pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante as investigações da operação Aletheia, que investiga o ex-presidente e familiares.
Em um dos áudios divulgados no processo que envolve Lula na Justiça Federal em Curitiba, o ex-presidente, identificado como LILS, conversa com um de seus funcionários sobre a ida dele ao sítio frequentado por sua família em Atibaia (SP). A gravação foi interceptada no dia 20 de fevereiro, às 20h6.
Segundo relatório da área de inteligência da PF, Lula perguntava a um interlocutor chamado Azevedo. LILS x AZEVEDO – LILS (Lula) pergunta se a chave do SITIO está com MARCOS. AZEVEDO diz que está. LILS diz para AZEVEDO entrar em contato com eles porque eles vão chegar muito tarde. LILS quer pegar a chave amanhã de manhã porque LILS vai para o SITIO amanhã de manhã bem cedo. AZEVEDO diz que vai tentar falar com a DONA CARLA. LILS diz que mais tarde vai ligar para AZEVEDO pois vai pedir umas “ESFIHAS”. AZEVEDO diz que aguarda a ligação.”, diz relatório das escutas.
Além de Lula, também há outras escutas sobre os filhos do ex-presidente, a assessora particular dele, Clara Ant, e o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto.
Posse
Nessa quinta-feira (16), Moro anexou ao processo um grampo telefônico no qual Lula conversa com a presidenta Dilma Rousseff. Após a medida, a defesa do ex-presidente e a presidenta reagiram contra a divulgação, que consideraram ilegal.
Lula foi empossado na manhã desta quinta-feira como ministro da Casa Civil. No entanto, uma liminar da Justiça Federal do Distrito Federal suspendeu os efeitos da posse.  O ministro-chefe da Advocacia-Geral da União (AGU), José Eduardo Cardozo, informou que recorreu ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região contra a decisão e declarou que o juiz federal Itagiba Catta Preta Neto, responsável pela decisão, tem se “engajado” contra o governo Dilma.
Veja a conversa:
“Ô Roberto”, diz Lula.
“Fala meu compadre”, responde o interlocutor.
“Tudo bem querido?
“Tudo bem, tudo em ordem. Chegou agora?”, pergunta Roberto ao ex-presidente, que vai direto ao assunto.
“Fazer só uma pergunta. Que palhaçada que é essa que o Ministério Público de São Paulo me denunciou?”
“Então, soube disso agora, aquele Canserino (Roberto Conserino), lembra?. A informação que nós tivemos foi agora. Esse processo não é eletrônico, entende. A gente não consegue acessar, entende. Então vamos esperar até amanhã prá ver o que acontece. Parece que teria sido por lavagem.”
“É lavagem de dinheiro” emenda Lula.
“Alguma merda que ele fez. A gente sabia que ele ia fazer uma merda. Isso era claro tanto que nem fomos lá depor naquela altura porque ele tinha feito juízo de valor pra Veja dizendo que ia denunciar.”

Nenhum comentário: