quinta-feira, 17 de março de 2016

Lula toma posse em meio a protestos; acompanhe

- Atualizado em
Manifestantes se reúnem em frente ao Palácio do Planalto, DF
Manifestantes se reúnem em frente ao Palácio do Planalto, DF(Felipe Frazão/VEJA.com)
Participam desta cobertura os repórteres Laryssa Borges, Felipe Frazão, Marcela Mattos e João Pedroso de Campos, de Brasília
  1. 11h29 - Lula acena da janela para militantes.
  2. 11h24 - Lula é abraçado por militantes e apoiadores. O novo ministro da Casa Civil faz selfies com os presentes.
  3. 11h23 - Dilma já saiu para o gabinete e não ficou para cumprimentos a Lula.

  4. 11h22 - Polícia Legislativa faz barreiras nas entradas do anexo e da garagem lateral do Senado. Manifestantes anti-PT estão concentrados perto dali, isolados do Palácio
    1. 11h21 - Às 10h38 da manhã desta quinta-feira, uma desgastada presidente da República sacramentou o salvo-conduto – ainda que temporário – do antecessor e padrinho político, Luiz Inácio Lula da Silva. Com o ato de Dilma Rousseff, Lula inaugura hoje o terceiro mandato à frente do Palácio do Planalto, escanteando a desgastada Dilma à condição de “presidente emérita”.
    do Planalto por um cordão de policiais militares e outro da cavalaria.
  5. 11h19 - Dilma encerra posse com abraço em Lula.
  6. 11h18 - A hashtag #QuedaDoPlanalto está no topo do trending topics do Twitter nesta manhã.

  7. 11h12 - Dilma grita ao defender 'caráter republicano' da conversa com lula
  8. 11h10 - Dilma: "Não há Justiça quando leis são desrespeitadas".
  9. 11h09 - Militantes gritam 'Moro na cadeia'.
  10. 11h08 - Durante discurso com fortes ataques de Dilma à Lava Jato, claque responde com 'Moro golpista'.
  11. 11h07 - O ministro Jaques Wagner viajou para a Bahia na quarta-feira e ainda não chegou à cerimônia de posse antecipada pela Presidência, para garantir o foro privilegiado ao ex-presidente Lula. Wagner deveria chegar, atrasado, por volta das 11h. Segundo Dilma, ele vem em voo de carreira.

  12. 11h05 - Ao iniciar discurso sobre Lula,Dilma afirmou que “as dificuldades muitas vezes costumam criar grandes oportunidades. As circunstâncias atuais me dão a magnífica chance de trazer para o governo o maior líder político desse país”.
  13. 11h03 - Militantes do MST e CUT já interromperam duas vezes o discurso de Dilma com gritos contra a Rede Globo. Nem uma palavra de Dilma para conter os ataques.
  14. 11h02 - Durante a posse do ex-presidente Lula como ministro da Casa Civil, ocorrem panelaços no bairro dos Jardins e de Moema e na Avenida Nove de Julho, ambas em São Paulo, no bairro de Copacabana, no Rio, e em Boa Viagem,bairro nobre do município de Niterói, no Rio de Janeiro.

  15. 10h59 - Depois de o ex-presidente Lula ter afirmado, em grampos autorizados pelo juiz Sergio Moro, que “temos uma Suprema Corte totalmente acovardada, um STJ totalmente acovardado e um Parlamento totalmente acovardado”, o presidente da Terceira Turma do STJ, ministro João Otávio de Noronha, rebateu hoje o petista e disse ser “estarrecedores a ironia e o cinismo dos que cometem delitos”. “Essa não é uma Casa de covardes, é uma Casade juízes íntegros”, afirmou ele. Nas investigações da Lava Jato, o senador e delator Delcídio do Amaral revelou que a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula atuaram diretamente para atrapalhar as investigações sobre o petrolão. No caso da petista, disse Delcídio, a estratégia era nomear o desembargador Marcelo Ribeiro Navarro Dantas para o STJ com a missão de libertar empreiteiros presos por ordem de Moro. Navarro Dantas acabou isoladona Quinta Turma do STJ e naufragou a operação para livrar os executivos da Odebrecht e da Andrade Gutierrez.
  16. 10h58 - "Seja bem-vindo, querido companheiro ministro Luiz Inácio, ministro Lula".
  17. 10h57 - Dilma saúda Lula como 'maior líder político deste país.
  18. 10h55 - Dilma está repetindo a Eugênio Aragão parte do discurso que fez semanas atrás na posse de Wellington Cesar Lima e Silva. Ela fala sobre prioridades do Ministério da Justiça. Não falou, porém, sobre respeito à independência dos poderes e à autonomia da Polícia Federal. Há um temor entre delegados e agentes policiais de que Aragão, tratado por Lula como "nosso amigo" quando ainda era subprocurador-geral da República, interfira na Operação Lava Jato.

Nenhum comentário: