segunda-feira, 28 de março de 2016

PMDB de Minas decide romper com o governo federal

Crise política

Embora ainda haja necessidade dos dois encontros para que uma posição formal seja definida, um parlamentar da legenda garantiu que neste momento todos no partido apoiam o rompimento


VICE GOVERNADOR ANTONIO ANDRADE
Reunião foi convocada pelo vice-governador de Minas Gerais, Antonio Andrade
PUBLICADO EM 28/03/16 - 12h26
Seguindo a tendência nacional que deve ser ratificada nesta terça-feira (29), o PMDB de Minas Gerais decidiu romper com o governo Dilma Rousseff (PT). A decisão será confirmada pelo diretório peemedebista no Estado em reunião, convocada por Antônio Andrade,  presidente do PMDB-MG e vice-governador do Estado, ainda na tarde desta segunda-feira.
Antes, a bancada do partido na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) deve se reunir para tratar do tema. Os deputados já estão se dirigindo para o encontro. Embora ainda haja necessidade dos dois encontros para que uma posição formal seja definida, um parlamentar da legenda garantiu que neste momento todos no partido apoiam o rompimento.
O PMDB mineiro possui o cargo de ministro da Aviação Civil, ocupado por Mauro Lopes, pai do presidente da ALMG, Adalclever Lopes. No entanto, a legenda encara a nomeação como um posicionamento pessoal de Lopes, como já estava expresso antes mesmo de ele assumir.
Na terça-feira, o PMDB anunciará a retirada de apoio ao governo, o que deve gerar uma recomendação para que o partido abandone os sete ministérios que possui na Esplanada. Além disso, a legenda possui pelo menos 600 cargos no governo federal, que devem ser entregues após a decisão.
Com isso, os parlamentares da legenda estarão livres para apoiarem o impeachment da presidente Dilma Rousseff. O governo já vê o caso como perdido, mas tenta  conter um efeito dominó, que pode levar à perda de apoio de outros partidos da base, casos do PP, do PR e do PSD.

Nenhum comentário: