quarta-feira, 30 de março de 2016

Polícia Federal vai investigar ameaças feitas em redes sociais contra Teori

Inquérito

Ministro, relator dos inquéritos sobre o esquema de corrupção da Petrobras no Supremo, tem sido alvo de protestos desde que obrigou o juiz Sergio Moro a remeter ao STF as investigações da operação

PUBLICADO EM 29/03/16 - 21h26
 A Polícia Federal instaurou um inquérito na semana passada para apurar crimes de ameaça e injúria praticados contra o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Teori Zavascki.

O inquérito, segundo uma nota divulgada pela Superintendência da PF no Rio de Grande do Sul nesta terça-feira (29), foi aberto no último dia 24, depois de um pedido do próprio Teori.

O ministro, relator dos inquéritos sobre o esquema de corrupção da Petrobras no Supremo, tem sido alvo de protestos desde que obrigou o juiz Sergio Moro a remeter ao STF as investigações da operação que envolvem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A decisão de Teori - que, na prática, evita que Moro deflagre novas ações contra Lula e possa até determinar sua prisão - foi considerada dura e trouxe críticas à atuação do juiz.

Nos dias que se seguiram à ordem, grupos favoráveis ao impeachment da presidente Dilma Rousseff fizeram uma manifestação em frente à casa de Teori em Porto Alegre e criaram um boneco de 13 metros que ironiza a atuação do juiz, caracterizado com uma estrela do PT no peito.

Além disso, segundo a PF, foram feitas ameaças virtuais ao ministro. "Os comentários ofensivos e intimidadores foram publicados em redes sociais e também enviados por e-mail", diz a nota da instituição.

"A PF já coletou dados e solicitou a preservação das informações para a identificação dos autores."

Nenhum comentário: