terça-feira, 15 de março de 2016

Protestos: Recado a toda classe política

Para políticos mineiros, atos de domingo explicitam insatisfação da sociedade com governantes

pt
Governabilidade. Para petista Reginaldo Lopes, partidos precisam encontrar saída conjunta da crise
PUBLICADO EM 15/03/16 - 03h00
As manifestações do último domingo, ocorridas em todo o país, mandaram um recado claro de insatisfação ao governo do PT. Mas o fato de políticos da oposição terem sido banidos dos protestos, como aconteceu em São Paulo com os tucanos Aécio Neves e Geraldo Alckmin, acendeu um alerta entre membros de diversos partidos, aliados ou não à presidente Dilma Rousseff.

Um dos alvos da manifestação em Minas, o governador Fernando Pimentel (PT) evitou nesta segunda, durante evento de entrega de ambulâncias, comentar diretamente os protestos, mas citou de maneira indireta os críticos do governo. “Vivemos no Brasil, nos últimos tempos, um momento de muita crítica à atividade política em geral, e vejo isso com muita preocupação. Criticar o que está incorreto, claro, devemos fazê-lo, mas vamos preservar a política enquanto atividade pública voltada para o bem comum”, defendeu o petista.

Um dos mais fortes opositores de Pimentel, o deputado estadual Sargento Rodrigues (PDT) também acredita no desgaste da classe política. O parlamentar foi o único político que discursou em carro de som durante o ato na praça da Liberdade. “Talvez eu seja o único político do país que não tenha sido vaiado nas manifestações”, confia Rodrigues, relacionando a crença ao fato de sempre ter defendido a prisão de corruptos, independentemente do partido.

“Lugar de corrupto é na cadeia e o problema do PT é não assimilar esse discurso. Estão todos sendo investigados ou presos, mas são incapazes de admitir os próprios erros”, afirmou Rodrigues.

Descrença. O deputado federal Reginaldo Lopes (PT) minimizou a bandeira do impeachment, levantada pela maioria dos manifestantes, mas disse que os protestos trouxeram um recado para a oposição. “O que existe é uma descrença da sociedade na política. PT, PMDB e PSDB precisam buscar um caminho para sair da crise e, para isso, é preciso manter a governabilidade”, declarou.

O líder da oposição na Assembleia Legislativa, Gustavo Valadares (DEM), disse que o consenso entre os manifestantes foi a saída do PT do governo. “Nem todos que estavam nos protestos são favoráveis a Aécio e Alckmin”, admitiu. Já o deputado Felipe Attiê (PP) diz que o PT é responsável por tentar envolver a oposição nos escândalos para diminuir sua culpa.
Investigados

PSDB
. Antonio Anastasia e Aécio Neves foram delatados – Anastasia teve inquérito arquivado. Candidato ao governo em 2014, Pimenta da Veiga virou réu. Ele teria recebido recursos de Marcos Valério.
Líder petista cobra reação de Dilma

Ao criticar nesta segunda os protestos do último dia 13, o presidente do PT de Minas Gerais, deputado Reginaldo Lopes, cobrou da presidente Dilma Rousseff urgência em propor soluções para tirar o país da crise econômica.

“De fato, cabe à presidente Dilma, a quem está governando, apontar um caminho. Vamos precisar nesses próximos dias ter uma proposta que tenha o mínimo de base de credibilidade e também algumas ações do ponto de vista da economia”, argumentou o petista.

No entanto, o parlamentar mineiro destacou a tentativa da oposição em tramar um golpe contra o governo e pediu convergência entre os partidos em favor do país.

Nenhum comentário: